10 razões para degustar vinhos do Alentejo!

Portugal é um país relativamente pequeno, mas com grande produção de vinhos. Uma das regiões de destaque é o Alentejo, confira!

Portugal é o país que mais consome vinhos no mundo (51,9 litros per capita/ano, segundo dados da Organização do Vinho e da Vinha, de 2020), número bastante elevado para um país que, além de excelente consumidor, é um relevante exportador. E podemos dizer que o Alentejo, região ao Sudeste do País, é o Novo Mundo dentro do Velho Mundo dos vinhos, ou seja, os vinhos do Alentejo são modernos, concentrados e frutados.

Aqui listamos 10 motivos que colocam essa Denominação de Origem Controlada (DOC) entre as mais admiradas do mundo dos vinhos e ainda sugerimos cinco rótulos alentejanos para você degustar toda a exuberância deste terroir.

  1. O Alentejo está localizado ao Sudeste de Portugal, na fronteira com a espanhola Extremadura, e apresenta uma paisagem relativamente suave e plana.
  2. Alentejo significa “além do Rio Tejo”, para quem parte de Lisboa. É limitado ao norte pelo rio Tejo, a oeste pelas regiões Tejo, Lisboa e Setúbal, a leste pela fronteira com a Espanha e ao sul pelo Algarve.
  3. Os vinhos do Alentejo são os prediletos dos portugueses e respondem por 34,6% do consumo de vinhos no país (dados de 2020, segundo pesquisa da Nielsen).
  4. O clima é quente e seco, com forte influência continental. Em geral, produzem-se vinhos quentes e exuberantes, mas algumas características de suas oito sub-regiões permitem a produção de diferentes estilos.
  5. Desde 2003, as sub-regiões do Alentejo são DOC (Portoalegre, Borba, Redondo, Évora, Reguengos, Granja-Amareleja, Moura e Vidigueira). Cada uma delas tem o direito de engarrafar vinhos com seu nome precedido de Alentejo.
  6. A maior parte dos vinhos alentejanos é de corte. Entre as uvas tintas destacam-se Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Aragonez, Castelão e Trincadeira. Nas variedades brancas, Antão Vaz, Arinto e Roupeiro.
  7. Podemos dizer que o Alentejo é o Novo Mundo dentro do Velho Mundo dos vinhos. Ou seja, são elaborados vinhos modernos, concentrados e frutados.
  8. Historicamente é uma região de transição, por onde passaram diversos povos. De cultura diversificada e baixíssima densidade demográfica, o Alentejo era chamado de “planície dourada” pelo ditador português Salazar. Em nome da “subsistência” do país na produção de milho, ele ordenou que as vinhas fossem destruídas (hoje replantadas).
  9. O Alentejo é ainda o berço da famosa carne do porco ibérico. A harmonização entre vinhos e gastronomia é completa.
  10. O Alentejo é um dos grandes produtores de cortiça do mundo.

Para degustar o Alentejo, confira nossas cinco dicas:

Pouca Roupa branco

Combinação das uvas Sauvignon Blanc, Verdelho e Viosinho, este branco apresenta acidez muito bem integrada com a fruta e final de boca muito saboroso.

Marquês de Borba Vinhas Velhas branco

Esse vinho traz a complexidade dos vinhedos antigos das uvas Alvarinho, Antão Vaz, Arinto e Roupeiro. Apresenta aromas de frutas cítricas com notas tostadas. Em boca possui grande frescura e mineralidade, além de deliciosa untuosidade que resulta da fermentação e do estágio em barricas de carvalho durante 6 meses, ao longo dos quais se realizaram bâtonnage.

Ramos Reserva

Vinho de características frutadas e taninos macios. As uvas Aragonez e Trincadeira revelam aromas e sabores de frutas vermelhas como amoras. Amadurece durante 6 meses em barricas de carvalho francês. A safra 2018 recebeu 90 pontos na publicação Wine Enthusiast.

Loios tinto

Esse alentejano é um exemplar elegante elaborado a partir das uvas Aragonez, Trincadeira e Castelão. Apresenta aromas frutados e discreto vegetal. No paladar é seco, macio e frutado.

Vila Santa tinto

Macio, envolvente e muito fácil de agradar, este tinto apresenta aromas de frutas vermelhas, com notas vegetais. Na composição, as uvas Aragonez e Trincadeira. A safra 2019 recebeu medalha de ouro na Berliner Wine Trophy e foi considerada “Best Buy” na publicação Wine Enthusiast.

Compartilhe este post!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Confira mais em

Drinks para o verão

Selecionamos 5 receitinhas fáceis de fazer em casa para você brindar com drinks deliciosos.

Como escolher a taça ideal?

Você sabe como escolher a taça correta para cada estilo de vinho? Listamos sugestões que podem facilitar o dia a dia.