até 6x sem juros

envio para todo Brasil

5% OFF no Pix

cupom: CHEGUEIPRAFICAR*

10 razões para degustar vinhos do Alentejo!

vinhos do Alentejo

Portugal é um país relativamente pequeno, mas com grande produção de vinhos. Uma das regiões de destaque é o Alentejo, confira!

Portugal é o país que mais consome vinhos no mundo (51,9 litros per capita/ano, segundo dados da Organização do Vinho e da Vinha, de 2020), número bastante elevado para um país que, além de excelente consumidor, é um relevante exportador. E podemos dizer que o Alentejo, região ao Sudeste do País, é o Novo Mundo dentro do Velho Mundo dos vinhos, ou seja, os vinhos do Alentejo são modernos, concentrados e frutados.

Aqui listamos 10 motivos que colocam essa Denominação de Origem Controlada (DOC) entre as mais admiradas do mundo dos vinhos e ainda sugerimos cinco rótulos alentejanos para você degustar toda a exuberância deste terroir.

  1. O Alentejo está localizado ao Sudeste de Portugal, na fronteira com a espanhola Extremadura, e apresenta uma paisagem relativamente suave e plana.
  2. Alentejo significa “além do Rio Tejo”, para quem parte de Lisboa. É limitado ao norte pelo rio Tejo, a oeste pelas regiões Tejo, Lisboa e Setúbal, a leste pela fronteira com a Espanha e ao sul pelo Algarve.
  3. Os vinhos do Alentejo são os prediletos dos portugueses e respondem por 34,6% do consumo de vinhos no país (dados de 2020, segundo pesquisa da Nielsen).
  4. O clima é quente e seco, com forte influência continental. Em geral, produzem-se vinhos quentes e exuberantes, mas algumas características de suas oito sub-regiões permitem a produção de diferentes estilos.
  5. Desde 2003, as sub-regiões do Alentejo são DOC (Portoalegre, Borba, Redondo, Évora, Reguengos, Granja-Amareleja, Moura e Vidigueira). Cada uma delas tem o direito de engarrafar vinhos com seu nome precedido de Alentejo.
  6. A maior parte dos vinhos alentejanos é de corte. Entre as uvas tintas destacam-se Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Aragonez, Castelão e Trincadeira. Nas variedades brancas, Antão Vaz, Arinto e Roupeiro.
  7. Podemos dizer que o Alentejo é o Novo Mundo dentro do Velho Mundo dos vinhos. Ou seja, são elaborados vinhos modernos, concentrados e frutados.
  8. Historicamente é uma região de transição, por onde passaram diversos povos. De cultura diversificada e baixíssima densidade demográfica, o Alentejo era chamado de “planície dourada” pelo ditador português Salazar. Em nome da “subsistência” do país na produção de milho, ele ordenou que as vinhas fossem destruídas (hoje replantadas).
  9. O Alentejo é ainda o berço da famosa carne do porco ibérico. A harmonização entre vinhos e gastronomia é completa.
  10. O Alentejo é um dos grandes produtores de cortiça do mundo.

Para degustar o Alentejo, confira nossas cinco dicas:

Pouca Roupa branco

Combinação das uvas Sauvignon Blanc, Verdelho e Viosinho, este branco apresenta acidez muito bem integrada com a fruta e final de boca muito saboroso.

Putos Tinto Alentejo DOC

Tal qual as Caravelas Santa Maria, Pinta e Niña, os distintos cavalheiros Danilo Gentili, Oscar Filho e Diogo Portugal são desbravadores, mas do Stand Up brasileiro. Por este motivo, estes ícones do humor nacional criaram este nobre vinho tinto composto pelas uvas Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira. Cabe a você, assim como Colombo, descobrir os aromas de frutas vermelhas maduras, como amoras e groselhas, e notas de baunilha, que se aplicam igualmente a cada um destes epopeicos humoristas.

Loios tinto

Esse alentejano é um exemplar elegante elaborado a partir das uvas Aragonez, Trincadeira e Castelão. Apresenta aromas frutados e discreto vegetal. No paladar é seco, macio e frutado.

Vila Santa tinto

Macio, envolvente e muito fácil de agradar, este tinto apresenta aromas de frutas vermelhas, com notas vegetais. Na composição, as uvas Aragonez e Trincadeira. A safra 2019 recebeu medalha de ouro na Berliner Wine Trophy e foi considerada “Best Buy” na publicação Wine Enthusiast.

Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!