Pesquisar

A expressão da uva Merlot

Conheça um pouquinho mais sobre esta variedade que elabora vinhos pelo mundo inteiro.

Dia 7 de novembro é o Dia Internacional da uva Merlot, a casta francesa que hoje é cultivada pelo mundo todo e produz vinhos de tipicidade, que refletem o terroir.

As primeiras menções a uva Merlot datam de 1783, em Libourne, região de Bordeaux, na França, quando ainda era chamada de Merlau. Durante muito tempo ela foi apenas coadjuvante na elaboração de grandes vinhos por arredondar as “arestas” da Cabernet Sauvignon, porém hoje ela dá vida a maravilhosos vinhos varietais.

Estudos de DNA mostraram que a Cabernet Franc é o “pai” da Merlot e a “mãe” é a Magdeleine Noire des Charentes (uma uva rara), o que a torna irmã da Cabernet Sauvignon. O nome deve-se a um pequeno pássaro chamado Melro, provavelmente pela coloração azul escuro/preto destas aves que vivem na região e que lembram a cor dos bagos. Alguns sinônimos da Merlot são Merlau, Merlot Noir, Bigney, Crabutet, Langon, Médoc Noir e Picard, segundo o livro Grapes, da famosa crítica Jancis Robinson.

Merlot pelo mundo

A França ostenta a maior plantação de Merlot do mundo, onde origina vinhos frutados e com taninos menos agressivos que a Cabernet Sauvignon. Brilha principalmente em Pomerol, na chamada Margem Direita, onde dá vida ao celebrado Château Pétrus, por exemplo.

No Chile, é uma uva extremamente importante, a terceira variedade mais plantada depois da Cabernet Sauvignon e da País (Listán Prieto). Neste terroir do Novo Mundo origina exemplares elegantes e macios. Entre seus aromas dominantes framboesa, cereja-negra, frutas cristalizadas, chocolate e cedro, sempre com taninos macios e sedosos. Quando o vinho é amadurecido em carvalho americano percebem-se notas herbáceas.

Harmonização com Merlot

A uva Merlot é extremamente gastronômica e combina com diversos tipos de pratos, como pizzas, frango assado e massas com molhos vermelhos. Quando a origem é francesa, geralmente o vinho apresentará notas terrosas que irão harmonizar com peru assado, carne de costela ou um ratatouille rústico, por exemplo.

Para os exemplares do Novo Mundo, geralmente cheios e exuberantes em aromas e sabores, uma excelente combinação é carne de cordeiro, vitela assada ou filé mignon com molho de vinho tinto.

Experimente dois exemplares maravilhosos de Merlot que estão no nosso Esquenta Black Friday: Trapecista Reservado Merlot e Las Condes Varietal Merlot.

Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Confira mais em

Afinal, espumante também é vinho?

Mesmo entre entusiastas, existe uma confusão muito grande sobre a classificação dos espumantes, mas viemos para finalmente resolver esta questão. Confira!