Pesquisar

Afinal, espumante também é vinho?

Mesmo entre entusiastas, existe uma confusão muito grande sobre a classificação dos espumantes, mas viemos para finalmente resolver esta questão. Confira!

“Venham rápido, irmãos! Estou bebendo estrelas!”. Reza a lenda que foi exatamente esta frase que o monge Dom Pérignon gritou ao provar um espumante pela primeira vez. Na verdade, “exatamente” não seria a palavra mais precisa, uma vez que ele, provavelmente, não falava português. De qualquer forma, o que importa para nós é o conteúdo em si, vez que esta simples sentença parece definir perfeitamente a sensação de degustar este tipo de vinho. Perceberam o que fizemos aqui? Indiretamente, já demos a resposta para a pergunta do título. Vamos entendê-la melhor?

Espumante, o vinho que borbulha

O que diferencia um vinho “comum” de um espumante é, justamente, uma grande quantidade de dióxido de carbono que este apresenta, o que faz com que a perlage, as famosas bolhas, se manifeste. Muito confuso? Para tornar mais didático, temos que entender os componentes químicos de um vinho, que podem ser representados através da seguinte fórmula: açúcar + levedura = álcool + CO2 (dióxido de carbono).

Tradicionalmente, a presença de dióxido de carbono em excesso era considerada um defeito, até que os produtores entenderam como utilizá-lo corretamente, gerando esta sensação de borbulha. É interessante destacar que a maneira como ele é incorporado à bebida é o que define suas características.

espumante

Ah, uma curiosidade bem legal é pensar que esta confusão sobre os espumantes serem considerados vinhos ou não é exclusiva de alguns idiomas. Em inglês, por exemplo, a bebida é chamada de sparkling wine, vinho que espuma ou vinho borbulhante, em tradução livre.

Espumante ou champanhe?

Outra grande dúvida é sobre a diferença entre champanhe e espumante. Será que eles são a mesma coisa? Para responder, escrevemos um artigo especialmente sobre o tema. Depois das nossas dicas, dê uma passadinha por lá!

Experimente o sabor das estrelas!

Como de costume, não podiam faltar nossas sugestões. Você quer sentir toda a complexidade que esta reverenciada bebida pode oferecer? Experimente na prática!

Espumante Belvino Rosé Brut

Um dos nossos últimos lançamentos, este espumante italiano apresenta aromas de frutas vermelhas frescas com notas florais. Em boca, é delicado, refrescante e saboroso.

Espumante Beau Rocher Brut branco

Espumante francês de pequenas e delicadas bolhas. Seus aromas lembram frutas brancas e, em boca, é muito fresco e equilibrado.

Espumante Norton Extra Brut Branco

Espumante argentino elaborado com as uvas Chenin Blanc e Chardonnay pelo método Charmat, apresenta perlage fina e persistente. Destacam-se os intensos aromas de frutas brancas e flores. Em boca, é fresco e frutado.

Veuve du Vernay Ice

O Veuve du Vernay Ice combina com sol, praia ou piscina, com eventos descolados e elegantes. Sua espuma é generosa, com numerosas bolhas. Apresenta aroma cítrico, frutado, floral e fresco.

Champagne Mandois Brut Origine

Elegante e equilibrado, este champanhe apresenta aromas de frutas amarelas com notas de limão. Em boca, sabores de frutas brancas maduras com notas de mel e tostadas, com longo potencial de guarda.

Maxim’s Cuvée Brut

Um clássico, este champanhe apresenta aromas de flores e frutas brancas com notas cítricas. Em boca, é vibrante, fresco, com clássicas notas de brioches e final longo.

Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Confira mais em