Pesquisar

Como guardar vinho depois de aberto?

Caso sobre um pouquinho na garrafa, confira nossas dicas para a melhor conservação do vinho depois de aberto.

“Sobrar” vinho na garrafa não é lá muito comum, não é mesmo? Vinho é geralmente uma bebida compartilhada, então dá-se conta de uma garrafa durante um jantar a dois, por exemplo. Mas pode acontecer que você deixe um pouquinho para degustar no próximo dia, então seguem algumas sugestões sobre como conservar o vinho depois de aberto.

No caso dos tintos, quando bem vedados, geralmente podem ficar entre um ou dois dias armazenados na porta da geladeira. Uma dica é usar aquelas “bombas” que retiram oxigênio, e as rolhas de borracha, facilmente encontradas em lojas de vinhos. Sendo assim, dura até uma semana.

Existem rótulos que se conservam por meses e até anos, caso dos vinhos do Porto como o Porto Burton’s 20 anos, elaborados no Douro, em Portugal, que podem permanecer até um mês abertos.

Já os vinhos Madeira, produzidos na Ilha da Madeira, também de Portugal, ficam perfeitos até um ano depois de abertos. Os franceses doces de Sauternes, em Bordeaux, e os exemplares Late Harvest (colheita tardia) duram entre 15 e 30 dias.

No caso de vinhos brancos e rosés, leves e espumantes, o ideal é abrir e degustar. Os espumantes, em geral, não ficam agradáveis depois de algumas horas, a menos que haja uma tampa específica que vede e segure totalmente o gás. Mesmo assim, deve ser consumido até o dia seguinte da abertura da garrafa.

Como vedar?

Você pode recolocar a rolha em um vinho depois de aberto, exceto em espumantes. Depois de vedado, guarde na porta da geladeira. Porém, uma vez que o vinho foi aberto, ele já passou um período em contato com o oxigênio e, como é um produto vivo, seus aromas e sabores já começaram a “abrir”.

Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Confira mais em

Como escolher a taça ideal?

Você sabe como escolher a taça correta para cada estilo de vinho? Listamos sugestões que podem facilitar o dia a dia.

Como usar Creme de Aceto Balsâmico?

Derivado do vinho e refinada versão do famoso vinagre balsâmico, descubra os diferentes sabores do Creme de Aceto Balsâmico e inove na cozinha! Confira!