Pesquisar

Como se faz vinho?

Do vinhedo até a sua mesa existe um longo caminho. Quer conhecê-lo? Confira!

A videira é uma planta trepadeira, ou seja, se não for manipulada vai para onde bem quiser.

Antigamente era comum ver na paisagem portuguesa, por exemplo, videiras que escalavam as nogueiras; hoje, também pela dificuldade de manutenção e colheita nestas situações verticais, a maioria dos viticultores se rendeu aos meios de condução modernos.

São necessários 17 gramas de açúcar por litro para se obter cada grau alcoólico do vinho.

O ano da videira

De ciclo anual, da brotação à colheita das uvas passa-se um ano. No Hemisfério Norte a colheita se dá entre os meses setembro e outubro; no Hemisfério Sul acontece entre março e abril.

Teoricamente é assim, porém em razão das mudanças climáticas no mundo todo, muitas regiões vinícolas anteciparam suas colheitas nos últimos anos.

Só para se ter ideia, em alguns locais de Portugal, como Alentejo, em 2017, a colheita aconteceu em agosto; na Espanha também ocorreram adiantamentos de colheita por causa destas situações.

Basicamente as uvas: brotam, florescem, frutificam, amadurecem e em seguida perdem suas folhas para começar o processo todo novamente.

Entre estas etapas existem diversas fases que incluem poda, condução das videiras, manutenção do vinhedo e preparação para a vindima, que variam de produtor para produtor.

Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Confira mais em

Afinal, espumante também é vinho?

Mesmo entre entusiastas, existe uma confusão muito grande sobre a classificação dos espumantes, mas viemos para finalmente resolver esta questão. Confira!