Pesquisar

Degustando vinhos da Borgonha

A francesa Borgonha é a região de alguns dos mais impecáveis e cobiçados vinhos do mundo. Conheça os exemplares da Maison Moillard, recém-lançados no Brasil.

As condições naturais fazem da França o cenário perfeito para a produção de alguns dos melhores vinhos do mundo e a Borgonha certamente reúne os principais terroirs do país. Dizem que a Borgonha define o rumo dos vinhos e não é exagero; poucas regiões vinícolas têm predicados tão especiais. Os vinhos da Borgonha ganham complexidade e elegância inigualáveis com o envelhecimento. Além disso, há uma aura especial e determinante para os fiéis apreciadores: nunca se sabe exatamente o que se irá encontrar ao abrir um Borgonha. Parte dessa imprevisibilidade deve-se à localização geográfica: mesmo as áreas mais ao Sul estão muito ao Norte para que as uvas amadureçam de forma constante, todos os anos.

Os produtores da Borgonha sempre tiveram um interesse maior pela terra e pelas plantas do que pela adega. Quer escolham a certificação orgânica, a prática da biodinâmica, o cultivo racional ou o retorno às práticas de seus antigos registros familiares, os borgonheses têm como objetivo atual devolver a terra toda a sua qualidade e traduzir séculos de conhecimento deste inimitável terroir.

Maison Moillard: savoir-faire

A Família Moillard possui vinhedos na Borgonha desde antes da Revolução Francesa e destaca-se na produção desde 1850. Hoje a propriedade abrange quase 20 hectares entre a Côte de Nuits e a Côte de Beaune, de Nuits-Saint-Georges a Volnay, sendo que metade dos vinhos são Premier Cru. Selecionamos rótulos impecáveis trazidos ao Brasil exclusivamente pela Grande Adega.

Chablis Coquillage

Branco elaborado com a uva Chardonnay em Chablis. Estagia entre 8 e 10 meses em contato com as borras (sur lies), o que confere grande complexidade. Vinho muito equilibrado, com final fresco com notas de limão.

Aloxe-Corton Les Affouages

Tinto de Pinot Noir elaborado na vila Aloxe-Corton, localizada na Côte de Beaune. Amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho francês. Estruturado, poderoso e elegante.

Puligny-Montrachet Vieilles Vignes

Vinho branco elaborado com a Chardonnay na vila de Puligny-Montrachet, região produtora de grandes Borgonha; neste caso, do vinhedo Grand Cru Montrachet. A fermentação ocorre em barricas de carvalho e posteriormente o vinho estagia 10 meses em barrica para maior complexidade.

Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Confira mais em