até 6x sem juros

envio para todo Brasil

5% OFF no Pix

cupom: CHEGUEIPRAFICAR*

Desvendando a Cabernet Sauvignon, a Rainha das Uvas Tintas

cabernet sauvignon

Provavelmente a uva mais conhecida do mundo, a Cabernet Sauvignon dá origem a vinhos de excelente estrutura, taninos marcantes e ótima capacidade de envelhecimento.

Abram alas para a rainha passar! Sim, hoje vamos falar sobre aquela que é conhecida como a Rainha das Uvas Tintas, a Cabernet Sauvignon. Sua fama é tão grande que, mesmo que você não seja um exímio conhecedor, com certeza já deve ter provado um dos seus vinhos.

De origem francesa, mais especificamente da famosíssima região de Bordeaux, esta casta conquistou o paladar do mundo todo, sendo considerada a mais plantada entre as viníferas e uma das mais consumidas.

Assim como outras grandes variedades, a Cabernet Sauvignon é resultante do cruzamento de duas castas, a tinta Cabernet Franc e a branca Sauvignon Blanc, sendo justamente daí que vem toda a sua versatilidade. Nesse sentido, além de originar vinhos varietais fantásticos, também brilha nos de corte, especialmente com as uvas Malbec, Merlot, Syrah, Cabernet Franc e Petit Verdot.

O que torna a Cabernet Sauvignon tão especial?

Para entender o motivo de a variedade ser tão amada, temos que pensar em suas características. Dentre elas, as que mais se destacam são a maturação tardia, casca grossa, bagos pequenos e a resistência a diferentes tipos de doenças e pragas, o que a torna apta para ser cultivada nos mais diversos terroirs do mundo, incluindo Velho Mundo e Novo Mundo.

Em regra, seus vinhos são concentrados e tânicos, com excelente estrutura e uma capacidade ótima de envelhecimento, tornando-os perfeitos para acompanhar carnes vermelhas grelhadas ricas e molhos mais apimentados. Entre os aromas, destacam-se a cereja preta, cedro, especiarias e grafite. Quando cultivada em locais mais frios, também tendem a aparecer os aromas de groselha e cassis; enquanto em locais quentes, percebe-se amora-silvestre e outras frutas escuras.

Experimente!

vinho

Ainda está na dúvida do potencial desta uva? Que tal experimentar, na prática, suas diferentes expressões?

Para os apreciadores do Novo Mundo, preparamos um kit super especial com vinhos selecionados da casta. Pensado para homenagear a Cabernet Sauvignon, o Kit 6 Vinhos Cabernet Sauvignon conta com os chilenos Las Condes Varietal Cabernet Sauvignon, Bodega Vieja Cabernet Sauvignon, Trapecista Reserva Superior Cabernet Sauvignon, Trapecista Reserva Cabernet Sauvignon e Trapecista Reservado Cabernet Sauvignon, além do argentino Finca Beltran Cabernet Sauvignon.

Se você prefere o Velho Mundo, especialmente Bordeaux, região da qual a variedade é autóctone, indicamos o Château Troupian Haut-Médoc, tinto elaborado com as uvas Cabernet Sauvignon (72%), Merlot (25%) e Petit Verdot (3%), no Haut-Médoc, Margem Esquerda de Bordeaux. Este vinho apresenta aromas frutados, que lembram cereja, com notas de pimentas e, em boca, é fresco e balanceado. Outra ótima opção, o premiado Château Caronne Ste. Gemme é muito rico em aromas, com muitas notas de frutas vermelhas e negras, compota, carvalho, tabaco e um toque de mel. No paladar, é seco, com taninos presentes, porém macios, acidez equilibrada e agradável com final persistente.

Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!