até 6x sem juros

envio para todo Brasil

5% OFF no Pix

cupom: CHEGUEIPRAFICAR*

Dupla identidade: desvendando a Syrah, a misteriosa uva de dois nomes

Syrah

Syrah ou Shiraz? Originária da França, a uva conquistou o paladar do mundo e já virou sinônimo de vinhos de excelente qualidade.

O Norte do Rhône é conhecido por produzir alguns dos melhores vinhos da França, a exemplo dos Hermitage, Côte-Rôtie e Condrieu, e é, sem dúvidas, uma das regiões de maior destaque da vitivinicultura mundial. Assim como em outras partes do país, existem regras bem específicas sobre o processo de vinificação nesta parte do Vale do Rhône e, por lá, só é permitido o uso de uma variedade de uva para elaboração de tintos, a Syrah.

Autóctone da região, a uva produz ótimos vinhos, que variam de corpos médios a encorpados e, dentre seus riquíssimos aromas, predominam os de ameixa, pimenta-verde, couro e cacau. Considerada uma das castas mais antigas existentes, era questão de tempo até que a Syrah espalhasse seus ramos pelo mundo.

Hoje, para além das terras francas, a variedade conquistou um expressivo espaço no Novo Mundo, onde costuma ser chamada de Shiraz. Nestes países, longe de sua região de origem, a uva origina rótulos encorpados, frutados e com aromas de chocolate, especiarias e baunilha e, ainda assim, mantém sua essência original. Tudo isso, de acordo com seu terroir.

Enquanto Syrah no Velho Mundo, a expressão máxima da casta pode ser percebida justamente na França e na Espanha, porém, enquanto Shiraz, o destaque é para a África do Sul, Argentina, Chile e Oceania, continente que avança a passos largos na produção de vinhos, especialmente a Austrália e a Nova Zelândia.

Experimente!

Quer experimentar a uva em suas diferentes manifestações? Confia a seleção de vinhos que fizemos:

Mil Historias Syrah

Vinho tinto elaborado na DOP (Denominação de Origem Protegida) Manchuela, Espanha, com a uva Syrah de vinhedos de até 50 anos. Entre os seus aromas, destacam-se frutas vermelhas e negras, com especiarias. Em boca, é vivo, com boa acidez, estruturado, com taninos macios e com final longo.

Mil Historias Syrah
Mil Historias Syrah

Don Aurelio Syrah

Vinho espanhol da Denominação de Origem (DO) Valdepeñas, elaborado com uvas Syrah plantadas a 700 metros de altitude. Apresenta aromas frutados com notas condimentadas e, em boca, é elegante e estruturado.

Syrah
Don Aurelio Syrah

Jacob’s Creek Shiraz

Australiano, este vinho apresenta aromas de frutas vermelhas e notas apimentadas. Em boca, é seco, possui boa acidez, taninos macios e final longo e agradável.

Shiraz
Jacob’s Creek Shiraz

Nederburg The Winemasters Shiraz

Sucesso de público, o vinho da África do Sul apresenta aromas de frutas vermelhas maduras, especiarias (cravo e canela) e toques de chocolate amargo. Em boca, é seco, encorpado, de acidez equilibrada com taninos finos e final intenso.

Shiraz
Nederburg The Winemasters Shiraz

Neblus

Com 90 pontos no Robert Parker, este elegante argentino apresenta aromas intensos e complexos de amoras maduras e toques de especiarias que se mesclam com abundantes notas de pimentas negras, com um toque mineral e terroso, típico de Casablanca.

Syrah
Neblus

Finca Beltran Syrah Rosé

Argentino, este rosé é fresco, delicado e frutado, com aromas que remetem a cereja fresca e framboesa.

Syrah
Finca Beltran Syrah Rosé

Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!