Pesquisar

Dia do Médico: os benefícios das uvas tintas para a saúde

Presente em sucos, vinhos ou consumida in natura, a uva tinta é cientificamente conhecida por inúmeros benefícios, inclusive atuando na prevenção de doenças. Saiba mais!

Amanhã, 18/10, é comemorado o Dia do Médico, aquele profissional responsável por zelar pela nossa integridade e, ainda mais que isso, pela própria saúde humana. Com isso em mente, pensando em te ajudar a viver de forma mais saudável e, com isso, facilitar o trabalho destes verdadeiros heróis, trouxemos alguns benefícios que as uvas tintas podem oferecer. Confira:

Saúde Cardiovascular

É notória a presença de antioxidantes nas uvas, substâncias que podem ajudar ativamente o sistema cardiovascular. Conhecidos como flavonoides ou polifenóis, tais componentes atuam como anti-inflamatórios naturais, auxiliando positivamente na coagulação das plaquetas e na regulação da pressão arterial.

Porém, segundo artigo disponível na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, de autoria de Ali Sabra, Thomas Netticadan e Champa Wijekoon, “embora o potencial (das uvas) na redução da pressão arterial em indivíduos humanos com hipertensão seja bem estabelecido, práticas de estilo de vida como exercícios regulares e alimentação saudável também têm sido relatadas como mecanismos de controle positivos”.

Controle de diabetes

Colaboradores do WebMD, portal internacionalmente reconhecido, apontam, em artigo revisado pelo Dr. Dan Brennan, que por mais que “algumas pessoas com diabetes acreditem que não devem comer frutas por causa do seu teor de açúcar, frutas com baixo índice glicêmico, no entanto, têm apresentado efeitos positivos. Um baixo índice glicêmico significa que o açúcar na fruta não aumentará imediatamente o açúcar no sangue. O índice glicêmico das uvas é moderadamente baixo. Os muitos antioxidantes (das uvas) significam que são alimentos valiosos, mesmo para pessoas com diabetes”.

Vale alertar, porém, que o consumo, neste caso, é recomendado in natura, ainda existindo certa controvérsia sobre a aplicabilidade desta lógica para os vinhos.

Sistema Digestório

Um estudo da Universidade da Califórnia, e liderado pelo Dr. Zhaoping Li, foi considerado revolucionário ao redefinir qual seria o papel das uvas tintas no intestino humano. Nesse sentido, o próprio pesquisador afirmou que “descobrimos que as uvas têm um efeito benéfico sobre as bactérias intestinais, o que é uma ótima notícia, já que um intestino saudável é fundamental para uma boa saúde. Este estudo aprofunda nosso conhecimento e amplia a gama de benefícios para a saúde das uvas, mesmo quando o estudo reforça os benefícios para a saúde cardiovascular“.

Prevenção de doenças

Justamente pela alta presença de antioxidantes, acredita-se que as uvas possam atuar na prevenção de diversas doenças, incluindo alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. É o que aponta John Pezzuto em artigo da Universidade do Havaí: “muitos estudos têm sugerido benefícios cardiovasculares, e alguns trabalhos indicaram atividade de prevenção do câncer. Os dados são particularmente convincentes na área de prevenção do câncer de pele”.

Legal, não é? Que tal colocá-las na sua dieta? Confira nossas indicações de vinhos da uva Tannat, considerada uma das variedades com maior concentração de taninos e, por consequência, antioxidantes.

Reserva Familiar Tannat

Apresenta aroma de frutas escuras, com notas de chocolate e tostado. Em boca, possui excelente acidez com taninos bem estruturados e final equilibrado.

Blend Roble 15 Meses

Apresenta aromas de frutas vermelhas maduras, defumado e tostado. Em boca, é seco, muito encorpado, com taninos finos e final longo.

Elegido Tannat Merlot

Apresenta aromas de frutas vermelhas muito maduras. Em boca, é seco, possui boa acidez, corpo médio, taninos macios e final harmônico.

Gran Tannat Premium

Apresenta aromas de frutas vermelhas, baunilha, chocolate com notas de café e tabaco. Em boca, é seco, possui boa acidez, é encorpado e com taninos bem estruturados.

Lembre-se que o consumo consciente é um fator decisivo para que os benefícios sejam observados!

Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Confira mais em

O que é um vinho suave?

Saiba como identificar um vinho suave. Conheça o significado de expressões usadas no universo dos vinhos e dicas para degustação! Confira!

Conheça a uva Chardonnay

Esta versátil uva branca de origem francesa é cultivada em praticamente todas as regiões vinícolas do mundo.