Pesquisar

Dicas para começar no mundo dos vinhos

Você não precisa ser um expert para começar a degustar vinhos, basta ter vontade. Confira as nossas dicas!

Não tenha medo de perguntar! Se a gente pudesse te dar apenas uma dica para você começar no mundo dos vinhos seria essa. Existem vinhos para todos os tipos de gostos (e bolsos) e este é um dos maiores encantos desta bebida, pois você poderia experimentar um vinho diferente a cada dia e ainda não teria conhecido todos os que existem! Acredite, é muita opção que há disponível no mercado.

Para ajudar nessa deliciosa missão que é escolher um vinho para degustar, separamos algumas dicas. Se ainda ficar na dúvida, fala com a gente, aqui estão todos os nossos contatos. Temos especialistas que vão te ajudar a ter as melhores experiências no mundo dos vinhos.

Dica 1: Seco ou doce?

Para você saber qual vinho escolher para começar a trilhar este caminho o ideal é pensar nas suas preferências gustativas em geral. Por exemplo: você gosta de alimentos ou bebidas mais doces? Põe açúcar no café? Gosta de jiló? A partir disso você vai saber se deve optar por um vinho suave ou meio seco (isso estará escrito no rótulo), caso sua preferência seja pelos doces, ou se pode partir para as versões secas, caso tenha simpatia pelos sabores amargos.

De qualquer forma, secos ou doces, uma coisa é certa, os melhores vinhos estão na Grande Adega!

Dica 2: Tenha uma taça!

taça

A gente já falou aqui sobre como escolher a taça ideal. Não é que você precise comprar a mais cara que existe no mercado, mas é fato que o vinho fica muito mais charmoso quando você o degusta em uma taça adequada.

Dica 3: Atenção para a temperatura

Faz parte da experiência gustativa das bebidas a temperatura na qual elas são servidas. Pense em outras coisas que não vinho, como cerveja, refrigerante, chá, etc. Com o vinho também é necessário prestar atenção na temperatura, pois isso influencia diretamente na experiência. Abaixo você tem a nossa tabelinha de temperatura de vinhos. Se quiser mais dicas, veja esta matéria aqui.

Tintos médio corpo/encorpados: 16 a 18º C

Tintos leves: 14 a 16º C

Fortificados: 12 a 18º C

Rosés: 8 a 12 º C

Brancos encorpados: 8 a 12º C

Brancos leves: 7 a 9º C

Espumantes: 6 a 8º C

Dica 4: Combine com comidas!

A harmonização entre comidas e vinhos tem como objetivo melhorar ainda mais a experiência. O indicado é que vinho e comida, juntos, melhorem ainda mais e ressaltem aromas e sabores de ambos. A gente tem muitas dicas de combinações testadas e aprovadas aqui.

Dica 5: Comece pelo começo!

começo

Isso significa, pelos mais acessíveis (em relação a preço). O paladar é algo que se aprimora com o passar do tempo, costumamos dizer que ele evolui. Então, comece aos poucos e, com o passar do tempo, escolha experimentar rótulos mais caros.

Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Confira mais em

Como escolher a taça ideal?

Você sabe como escolher a taça correta para cada estilo de vinho? Listamos sugestões que podem facilitar o dia a dia.

Como usar Creme de Aceto Balsâmico?

Derivado do vinho e refinada versão do famoso vinagre balsâmico, descubra os diferentes sabores do Creme de Aceto Balsâmico e inove na cozinha! Confira!