Dicionário dos vinhos em 5 palavras

Confira 5 expressões comuns no mundo dos vinhos. Será que essas você já conhece?

Quando iniciamos no mundo dos vinhos nos deparamos com pessoas falando alguns termos e expressões que não conhecemos. Isso é muito comum e não há com o que se preocupar, se este for o seu caso.

Existe um vocabulário próprio, cheio de termos que nem sempre são fáceis de entender. Para desmistificar essa linguagem e aproximar você desse incrível universo separamos alguns termos em um pequeno dicionário dos vinhos

Será que você já ouviu essas expressões? Confere aí:

Confira alguns termos do mundo dos vinhos.

Acidez: uma das características essenciais do vinho para que ele tenha frescor e equilíbrio. A dica é: quanto mais a boca salivar, maior a acidez do vinho. Para experimentar, o Champanhe Mandois Brut Origine.

Bâttonage: agitação do vinho para trazer a superfície as borras que se depositam no fundo da barrica de carvalho; o intuito é homogeneizar o contato com as leveduras e aumentar a complexidade da bebida. Quer provar um vinho que passou por este processo? Escolha o português Terra Lenta branco.

Château: termo francês muito utilizado em Bordeaux para designar o local onde se produz vinho; nome da propriedade. Experimente esse clássico da região, elaborado pela vinícola Denis Dubourdieu, o Château Reynon.

Mosto: suco de uva recém prensado, que ainda contém as cascas e as sementes; antecede a transformação do açúcar em álcool, ou seja, o vinho. Para verificar como fica “depois” do mosto, o tinto espanhol Saludas DOP Jumilla.

Sur lies: palavra francesa para os vinhos que amadurecem em contato com as leveduras mortas, o que também irá conferir grande complexidade à bebida. O Marqués de Tomares Crianza branco passa por este processo.

Nada muito difícil, né? Com o passar do tempo os iniciantes vão se aperfeiçoando e incrementando seu vocabulário. O mundo dos vinhos é fascinante e instigante. Cuidado, pois você corre o risco de se apaixonar!

Compartilhe este post!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Confira mais em

Sauvignon Blanc

Dia Internacional da Sauvignon Blanc: tudo sobre esta espetacular uva branca!

Conheça a uva Chardonnay

Esta versátil uva branca de origem francesa é cultivada em praticamente todas as regiões vinícolas do mundo.