Dicionário dos vinhos em 5 palavras

Confira 5 expressões comuns no mundo dos vinhos. Será que essas você já conhece?

Quando iniciamos no mundo dos vinhos nos deparamos com pessoas falando alguns termos e expressões que não conhecemos. Isso é muito comum e não há com o que se preocupar, se este for o seu caso.

Existe um vocabulário próprio, cheio de termos que nem sempre são fáceis de entender. Para desmistificar essa linguagem e aproximar você desse incrível universo separamos alguns termos em um pequeno dicionário dos vinhos

Será que você já ouviu essas expressões? Confere aí:

Confira alguns termos do mundo dos vinhos.

Acidez: uma das características essenciais do vinho para que ele tenha frescor e equilíbrio. A dica é: quanto mais a boca salivar, maior a acidez do vinho. Para experimentar, o Champanhe Mandois Brut Origine.

Bâttonage: agitação do vinho para trazer a superfície as borras que se depositam no fundo da barrica de carvalho; o intuito é homogeneizar o contato com as leveduras e aumentar a complexidade da bebida. Quer provar um vinho que passou por este processo? Escolha o português Terra Lenta branco.

Château: termo francês muito utilizado em Bordeaux para designar o local onde se produz vinho; nome da propriedade. Experimente esse clássico da região, elaborado pela vinícola Denis Dubourdieu, o Château Reynon.

Mosto: suco de uva recém prensado, que ainda contém as cascas e as sementes; antecede a transformação do açúcar em álcool, ou seja, o vinho. Para verificar como fica “depois” do mosto, o tinto espanhol Saludas DOP Jumilla.

Sur lies: palavra francesa para os vinhos que amadurecem em contato com as leveduras mortas, o que também irá conferir grande complexidade à bebida. O Marqués de Tomares Crianza branco passa por este processo.

Nada muito difícil, né? Com o passar do tempo os iniciantes vão se aperfeiçoando e incrementando seu vocabulário. O mundo dos vinhos é fascinante e instigante. Cuidado, pois você corre o risco de se apaixonar!

Compartilhe este post!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Confira mais em

Vinhos Díaz Bayo

A família Díaz Bayo elabora vinhos de grande destaque na Ribera del Duero, uma das principais denominações da Espanha.

Vinhos varietais e de corte?

Continuando nossa “tradução” do vocabulário do mundo dos vinhos, o significado dos rótulos varietais ou de corte numa explicação descomplicada.

Como se faz vinhos rosés?

Frescos e elegantes, os vinhos rosés têm roubado a cena já há algum tempo e são preferência dos Millenials.

Vinhos da Rioja

Conheça os vinhos da região da Rioja, a principal denominação da Espanha.