Existe temperatura certa para servir vinho?

A temperatura de serviço do vinho influencia em seus aromas e sabores. Fique atento as dicas e entenda o que significa a “temperatura ambiente”.

“Consumir em temperatura ambiente”. Certamente você já viu essa frase em algum rótulo de vinho, não? Mas você sabe dizer a qual ambiente ela faz referência? Ao país no qual o vinho foi produzido ou no qual será consumido? Europa e Brasil possuem climas completamente distintos, assim como o sul e o nordeste do nosso país, por exemplo.

A temperatura influência as características do vinho?

Sim, não apenas nos aromas como também nos sabores. Um tinto Rioja Reserva (da Espanha) ou um Barolo (da Itália), que são geralmente vinhos mais estruturados e complexos, se servidos em temperatura muito inferior a 16º C terão seus taninos e aromas, que resultam da passagem por barrica de carvalho, muito ressaltados.

Já se o vinho tinto for servido acima dos 18º C, o álcool pode ficar desiquilibrado e o frescor e estrutura prejudicados, já que a temperatura alta esconde a acidez. Com os brancos e rosés ocorre a mesma coisa, será o estilo do vinho que irá determinar as condições para consumi-lo. No caso dos brancos, quanto mais quentes, mais a fruta fica mais evidente; quanto mais gelados, mais perceptível a acidez.

Apenas se você servir o vinho na temperatura correta, e geralmente ela é indicada no contrarrótulo, poderá dizer se ele está equilibrado. E o que significa um vinho equilibrado? Significa que todos os elementos que o compõem estão em harmonia, como açúcar, acidez, taninos e álcool. Por isso é tão importante saber certinho como servir.

Tem que ter termômetro?

Existem diversos modelos de termômetros para vinhos, dos analógicos aos altamente tecnológicos. Mas como é um objeto que não costumamos usar frequentemente, indica-se o bom senso.

Vinho pode ir no congelador?

Sim, mas isso não é ideal para os vinhos de longa guarda. Você pode utilizar essa “técnica” para os de consumo no dia a dia, como os da linha Pouca Roupa. Alguns especialistas sugerem entre 20 e 30 minutos. Já para esfriá-los na geladeira, o ideal é colocar os brancos leves por entre 2 horas e 2h30 e os brancos mais encorpados por entre 1 hora e 1h30, considerando a temperatura de 4º C do eletrodoméstico.

Dicas para servir vinhos

  1. É melhor gelar demais do que de menos, pois é fácil esquentar: basta colocar as mãos em formato de concha no bojo da taça.
  2. Você sabia que na taça a temperatura do vinho aumenta rapidamente? O tinto que está corretamente a 18ºC logo estará em 22ºC. A dica? Sirva o vinho em 1/3 da taça e só reponha quando estiver vazia. Se for em um restaurante, não tenha medo de pedir um balde com gelo para resfriar sua bebida.
  3. Uma garrafa deixada durante 8 minutos na água com gelo sofrerá uma redução de 5º C em sua temperatura, o que corresponde a 60 minutos de permanência na geladeira!

Qual a temperatura certa para servir vinhos? A gente te ajuda!

Tintos médio corpo/encorpados: 16 a 18º C

Tintos leves: 14 a 16º C

Fortificados: 12 a 18º C

Rosés: 8 a 12 º C

Brancos encorpados: 8 a 12º C

Brancos leves: 7 a 9º C

Espumantes: 6 a 8º C

Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!