O que é um vinho suave?

Seco, doce ou suave: você sabe o que estas palavras significam no mundo dos vinhos?

Geralmente, quem começa no mundo dos vinhos inicia pelo estilo de vinho suave. Mas, afinal, o que é um vinho suave?

Este estilo é aquele que contém açúcar residual da fruta, que deixa o vinho mais docinho e mais agradável a um paladar que ainda não está acostumado com vinhos mais secos ou amargos.

Relembrando: no processo de fermentação, as leveduras transformam o açúcar das uvas em álcool e dióxido de carbono. Às vezes, em alguns estilos de vinhos, a fermentação termina e ainda sobra um pouco de açúcar (o chamado açúcar residual), que determinará a doçura da bebida.

Então, a doçura do vinho resulta deste açúcar residual, que é a sobra do que não foi convertido em álcool no processo de fermentação.

Aspectos gustativos

A doçura é um dos aspectos gustativos dos vinhos, os outros são acidez, taninos, álcool e corpo. Ela é percebida pela parte de frente da língua – mas a gente sabe que as pessoas têm diferentes pontos de sensibilidade nas papilas gustativas.

Os vinhos variam de 0 grama por litro de açúcar residual (grama/litro) até aproximadamente 220 gramas por litro, o que seria realmente um xarope. No Brasil, a classificação relacionada ao açúcar é: extra-seco, seco, meio seco, doce e extra doce. Os valores são os de acordo com esta tabelinha aqui:

Classificação relacionada a doçura dos vinhos no Brasil.

Outro aspecto muito importante do mundo dos vinhos é a relação entre açúcar e acidez. Durante o cultivo, a partir do momento que o bago da uva concentra mais açúcar ele perde acidez. Em um vinho, a acidez equilibra o açúcar, então um rótulo com alta acidez terá gosto menos doce do que um com baixa acidez. Uma curiosidade: é por isso também que muitas pessoas adoçam o café, para amenizar a acidez e não o amargor!

Quer experimentar um vinho suave? Dá uma olhadinha aqui.

Compartilhe este post!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Confira mais em

Sauvignon Blanc

Dia Internacional da Sauvignon Blanc: tudo sobre esta espetacular uva branca!

Conheça a uva Chardonnay

Esta versátil uva branca de origem francesa é cultivada em praticamente todas as regiões vinícolas do mundo.

Vinhos Díaz Bayo

A família Díaz Bayo elabora vinhos de grande destaque na Ribera del Duero, uma das principais denominações da Espanha.