Pesquisar

O que ninguém te contou sobre os vinhos chilenos

Os vinhos chilenos estão entre os mais procurados pelos brasileiros, mas você sabe o porquê de eles fazerem tanto sucesso? Nós te contamos!

Seja pelo preço acessível ou a fama que possuem, a verdade é que, ao lado da Argentina, o Chile tem alguns dos vinhos mais buscados pelo consumidor brasileiro. Isso é tão verdade que, quando pesquisamos rótulos fáceis de beber, os chilenos sempre aparecem em destaque. Quer entender melhor o que torna o país tão especial? Antes de mais nada, temos que analisar as características do terroir.

Chile, o paraíso vitivinícola

Geograficamente falando, o Chile apresenta uma incrível variedade de climas e biomas, contando com um dos desertos mais conhecidos do mundo, o Atacama, além da imponente Cordilheira dos Andes, gélida e de altas atitudes. Mas, afinal, os vinhos têm a ver com isso? Na verdade, foram essas barreiras naturais que impediram que a filoxera, ácaro que dizimou os vinhedos da Europa, acabasse se proliferando. Outro ponto relevante é que, apostando em técnicas modernas e sustentáveis, as videiras são irrigadas com a água do degelo dos Andes.

vinhos chilenos

Os solos podem ser compostos por granito, xisto, ardósia, calcário, argila, areia, e, ainda, há solo vulcânico. Essa riqueza fez com vinhas europeias, principalmente as francesas, se desenvolvessem tão bem no país.

Tudo isso faz com que, hoje, mesmo tendo sido fortemente impactado pela pandemia, o Chile seja considerado o oitavo maior produtor mundial de vinhos, com 10,3 milhões de hectolitros, e o quarto maior exportador do mundo, com 8,5 milhões de hectolitros (dados da OIV, referentes a 2020).

Resumindo, nas palavras de Hugh Johnson e Jancis Robinson, “nenhum outro país vem criando novas regiões vinícolas como o Chile. O país construiu sua reputação como um produtor sério de Cabernets e Merlots frutados de baixo custo e alta qualidade”.

Experimente!

Que tal aproveitar e experimentar alguns dos melhores vinhos chilenos do mercado? Confira nossa seleção especial:

Las Condes Varietal Chardonnay

Vinho branco elaborado com uvas Chardonnay colhidas no Vale Central. Fresco e frutado, há uma porcentagem do vinho que fermenta em carvalho francês para maior complexidade.

Trapecista Reservado Rosé Syrah

Um dos nossos vinhos mais vendidos, este rosé apresenta aromas de morangos e cerejas frescas e, em boca, é equilibrado e frutado.

Bodega Vieja Suave Tinto

Para quem gosta de vinhos suaves, esta é a escolha perfeita. O vinho apresenta aromas que lembram frutas vermelhas maduras, com notas de caramelo e geleia de pêssego. Em boca, é levemente adocicado e fácil de beber.

Las Condes Varietal Cabernet Sauvignon

Do Vale Central, possui intensos aromas de amoras, com notas tostadas, de mel e de baunilha. Em boca, é saboroso, frutado, equilibrado e macio.

Estelar 57 Merlot

Um dos nossos últimos lançamentos do Chile, este tinto apresenta aromas de frutas vermelhas e pretas, framboesa e cereja. Em boca, notas de chá, frutas vermelhas e pretas, apresentando taninos muito macios.

Carolina Reserva Carmenère

Apresenta aroma de frutas escuras, notas de café e chocolate. Em boca, é seco, encorpado, boa acidez em harmonia com seus taninos redondos.

Santa Carolina Specialties Cool Mountain Field Blend

Vinho com aromas de frutas vermelhas maduras, ameixa e amora. Em boca, possui boa acidez, frescor e muita fruta. O final de boca é elegante, longo e com ótima persistência.

Neblus

Premiado, o tinto do Vale de Casablanca apresenta aromas intensos e complexos de amoras maduras e toques de especiarias. Em boca, notas de pimentas negras, com um toque mineral e terroso, típico de Casablanca. Parte do vinho fermenta em barrica de carvalho francês, amadurecendo em carvalho francês por 16 meses.

Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Confira mais em

Como usar Creme de Aceto Balsâmico?

Derivado do vinho e refinada versão do famoso vinagre balsâmico, descubra os diferentes sabores do Creme de Aceto Balsâmico e inove na cozinha! Confira!