Pesquisar

O que significa a safra dos vinhos?

O ano que geralmente vem impresso no rótulo do vinho significa a data da colheita das uvas. Quer saber mais? Confira!

Basicamente, a safra significa o ano em que as uvas foram colhidas e o vinho foi produzido. Essa informação pode aparecer com vários nomes, como colheita, vintage, millésime, raccolta, vendemmia, añada, cosecha, entre outros.

Desde a época dos egípcios a data já era utilizada nas ânforas para diferenciar os vinhos de cada safra. Tudo começou quando estes remotos produtores perceberam que, apesar de utilizarem todo ano o mesmo processo de vinificação e as uvas do mesmo vinhedo, os vinhos acabavam sendo diferentes.

A explicação é porque as videiras possuem um ciclo anual e são influenciadas pelo clima da região, o que pode afetar a qualidade das uvas e o resultado final do vinho. Um dos aspectos do famoso terroir!

As diferenças que ocorrem ano a ano justificam algumas safras consideradas “históricas” em algumas regiões do mundo e outras não tão boas assim.

Existem algumas generalizações que podem dar indícios do que você pode esperar de um vinho a partir desta informação: por exemplo, quando as condições climáticas de um local são basicamente quentes e secas, espera-se que naquele ano as uvas estejam plenamente maduras o que, via de regra, irá originar vinhos alcoólicos e com exuberância de frutas entre aromas.

Caso o clima não coopere e as uvas não consigam amadurecer plenamente, o resultado certamente será percebido no produto final. E, é claro, além de todos os aspectos gustativo, as questões de safra influenciam no preço dos vinhos. Regiões de produção naturalmente reduzida, que passem por quatro estações espetaculares em determinado ano, irão produzir vinhos além da média o que, fatalmente, irá aumentar o valor das garrafas. O contrário, também é verdadeiro!

Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Confira mais em