Pesquisar

Os segredos da uva Tempranillo

Conheça as características e os estilos dessa incrível uva vinífera tinta.

Falar sobre as uvas viníferas é uma atividade praticamente sem fim, que o diga a crítica inglesa Jancis Robinson, autora do magnífico livro Grapes, no qual constam mais de 1.300 variedades. E cada uma contém uma história, às vezes origens controversas, diversos sinônimos e características que variam de acordo com o terroir onde são cultivadas. Assim é também a uva Tempranillo.

Rainha das regiões da Rioja e Ribera del Duero (onde é chamada de Tinta del País), duas das principais denominações vinícolas do mundo, é a tinta mais cultivada no país e a segunda mais plantada no geral – só fica atrás da branca Airén. Em Portugal, entra na maioria dos cortes de Vinhos do Porto (na região do Douro, onde é chamada de Tinta Roriz) e também nos cortes alentejanos, onde recebe o nome de Aragonez.  

Tempranillo deriva da palavra temprano, que significa “cedo ou antes do tempo”, uma referência ao tempo de amadurecimento da uva. Existe muita especulação sobre suas origens e parentescos, mas a primeira menção confiável, segundo o livro de Jancis Robinson, foi em 1807. Entre seus sinônimos, estão Aragonês, Aragonez, Tinta del País, Tinto de Toro, Tinto Fino e Ull de Llebre.

Algumas curiosidades sobre a uva Tempranillo:

  • Geralmente, produz vinho com menos álcool que a Garnacha.
  • Na Espanha e em Portugal, seus vinhos possuem taninos marcantes.
  • Entre seus aromas possíveis estão cereja, ameixas, morangos, cedro, baunilha, couro e tabaco, a depender do tipo de amadurecimento.
  • Os vinhos Tempranillo bem elaborados envelhecem por duas ou mais décadas.
  • A Tempranillo é uma das principais uvas do corte do Vinho do Porto (é chamada Tinta Roriz).
  • Há uma mutação branca muito rara de Tempranillo chamada Tempranillo Branco.
  • Na Itália foram “descobertos” vinhedos de Tempranillo que até então eram considerados de Malvasia Nera.
  • Os estilos mais frescos e jovens dos vinhos da uva Tempranillo acompanham massas com molhos à base de tomates. Tempranillo envelhecidos harmonizam com carnes vermelhas grelhadas e hambúrgueres.

Para experimentar, algumas dicas de vinhos da uva Tempranillo aqui.

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Confira mais em

Vinhos para a Páscoa

Páscoa e vinho têm tudo a ver. Confira dicas de 6 vinhos para harmonizar com o cardápio da festividade!

O que é um vinho suave?

Saiba como identificar um vinho suave. Conheça o significado de expressões usadas no universo dos vinhos e dicas para degustação! Confira!