Por que os brasileiros gostam tanto da Malbec?

Conheça um pouquinho mais sobre uma das uvas predileta dos brasileiros, a Malbec.

Ela dá vida a vinhos exuberantes, suculentos, frutados, com notas achocolatadas, de taninos adocicados e macios. Estamos falando da uva vinífera Malbec em terroir argentino, uma das prediletas dos brasileiros. Em sua terra natal, Cahors, na França, onde é chamada de Côt, os vinhos são diferentes dos do Novo Mundo: os aromas lembram condimentos ou frutas silvestres e os taninos são bem mais potentes e marcantes.

A Malbec é uma uva de bagos pequenos, de cor roxa escura e cascas grossas. Apesar de se dar bem em diversos tipos de solo, adora locais com calcário, argila e areia.

Extremamente versátil, acompanha desde hambúrgueres até receitas com carne de cordeiro, mas também pode harmonizar com pratos à base de pimentões, queijos e até mesmo alguns vegetais.

Curiosidades da Malbec

Algumas curiosidades retiradas do Wine Folly, publicação incrível da Madeline Puckette e Justin Hammack.

  • A Argentina “salvou” a Malbec, pois antes de chegar ao Novo Mundo essa uva era considerada de menor importância, apenas uma cepa cultivada no Sudoeste da França.
  • Atualmente, na Argentina, ela representa ¾ dos vinhedos, além de ser cultivadas em vários outros locais do mundo, incluindo Chile e Austrália.
  • Ela é uma uva “tão querida” que ganhou um dia só para ela, comemorado mundialmente em 17 de abril, o Dia do Malbec.
  • Além de originar incríveis vinhos varietais, a Malbec sempre estabeleceu uma deliciosa parceria com a Cabernet Sauvignon, vale a pena experimentar.
  • A Malbec originou-se do cruzamento natural de duas variedades: Prunelard de Gaillac e Magdeleine des Charentes de Montpellier (a mãe de Merlot).
  • Ela já foi muito foi utilizada no chamado corte bordalês, em Bordeaux, na França, ao lado de Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot e Cabernet Franc. Porém, como apresenta baixa resistência a doenças fúngicas e pragas, acabo sendo vista como uma casta inferior em solo francês.

Quer experimentar vinhos da uva Malbec? Clica aqui!

Compartilhe este post!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Confira mais em

Água VOSS!

Saiba porque os apreciadores de vinhos preferem a água VOSS, uma das mais puras do mundo.

O império do vinho: Bordeaux

Nem todos entendem a região de Bordeaux, na França, mas todos querem degustar seus vinhos, pois alguns deles são verdadeiras obras de arte.

Santa Julia: vinhos da Argentina

Ricos, macios e concentrados, os vinhos argentinos são excelentes opções de custo e benefício. Conheça nossos lançamentos da Bodega Santa Julia.