Conheça um pouquinho mais sobre uma das uvas predileta dos brasileiros, a Malbec.
Ela dá vida a vinhos exuberantes, suculentos, frutados, com notas achocolatadas, de taninos adocicados e macios. Estamos falando da uva vinífera Malbec em terroir argentino, uma das prediletas dos brasileiros. Em sua terra natal, Cahors, na França, onde é chamada de Côt, os vinhos são diferentes dos do Novo Mundo: os aromas lembram condimentos ou frutas silvestres e os taninos são bem mais potentes e marcantes.
A Malbec é uma uva de bagos pequenos, de cor roxa escura e cascas grossas. Apesar de se dar bem em diversos tipos de solo, adora locais com calcário, argila e areia.
Extremamente versátil, acompanha desde hambúrgueres até receitas com carne de cordeiro, mas também pode harmonizar com pratos à base de pimentões, queijos e até mesmo alguns vegetais.
Curiosidades da Malbec
Algumas curiosidades retiradas do Wine Folly, publicação incrível da Madeline Puckette e Justin Hammack.
- A Argentina “salvou” a Malbec, pois antes de chegar ao Novo Mundo essa uva era considerada de menor importância, apenas uma cepa cultivada no Sudoeste da França.
- Atualmente, na Argentina, ela representa ¾ dos vinhedos, além de ser cultivadas em vários outros locais do mundo, incluindo Chile e Austrália.
- Ela é uma uva “tão querida” que ganhou um dia só para ela, comemorado mundialmente em 17 de abril, o Dia do Malbec.
- Além de originar incríveis vinhos varietais, a Malbec sempre estabeleceu uma deliciosa parceria com a Cabernet Sauvignon, vale a pena experimentar.
- A Malbec originou-se do cruzamento natural de duas variedades: Prunelard de Gaillac e Magdeleine des Charentes de Montpellier (a mãe de Merlot).
- Ela já foi muito foi utilizada no chamado corte bordalês, em Bordeaux, na França, ao lado de Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot e Cabernet Franc. Porém, como apresenta baixa resistência a doenças fúngicas e pragas, acabo sendo vista como uma casta inferior em solo francês.
Quer experimentar vinhos da uva Malbec? Clica aqui!