Pesquisar

Por que os vinhos menos alcoólicos estão fazendo sucesso?

Os vinhos menos alcoólicos agradam os mais diversos paladares e são a tendência neste universo. Entenda o porquê!

Sabe aquela história de que “se todo mundo fosse igual, o mundo ficaria chato”? Isso também se aplica aos apreciadores de vinho. Imagine se todos gostassem das mesmas uvas e produtores, que graça teria? Partindo desse ponto, é necessário que existam opções para os mais diversos paladares, inclusive para quem prefere vinhos menos alcoólicos.

Os vinhos com graduação alcoólica menor que 13,5% são ideais para ocasiões mais descontraídas e balanceiam perfeitamente os nuances da bebida com diferentes tipos de comida, sendo considerados mais gastronômicos.

O álcool é o responsável pelo peso/viscosidade do vinho em boca: enquanto um vinho com graduação alcoólica de 7% será considerado leve, um fortificado com 19% de álcool preencherá o paladar. Outra função fundamental desse elemento é transportar os aromas do vinho ao nariz. Quanto maior o teor, maior a sensação de calor na boca.

O que faz um vinho ter menor graduação alcoólica?

A quantidade de álcool em um vinho depende essencialmente dos fatores do terroir, especialmente da temperatura e das condições de fermentação. Em regiões mais frias, como no norte europeu, por exemplo, a tendência é de que os vinhos possuam menor presença alcoólica, além de uma acidez acentuada.

Levando em conta que a produção de um vinho passa pela fermentação alcoólica, processo no qual as leveduras convertem o açúcar presente no mosto em álcool, existe a possibilidade de controlar o teor alcoólico através da quantidade de leveduras empregada e da fermentação interrompida, que acaba deixando o açúcar residual mais acentuado.

Quer experimentar estas características na prática? Selecionamos vinhos com as porcentagens da graduação alcoólica menores ou iguais a 13,50%. Confira:

Alto del Valle Branco

Apresenta aromas que lembram peras com notas florais. Em boca, percebem-se frutas brancas e grande refrescância. Graduação alcoólica: 12,50%.

Trapecista Reservado Carmenère

Apresenta aromas de frutas vermelhas frescas, com notas de ameixas em compotas e pimentas. Equilibrado, com taninos macios e adocicados. Graduação alcoólica: 12,50%.

Las Condes Varietal Cabernet Sauvignon

Possui intensos aromas de amoras, com notas tostadas, de mel e de baunilha. Em boca, é saboroso, frutado, equilibrado e macio. Graduação alcoólica: 12,50%.

Finca Beltran Duo Syrah e Malbec

Possui aromas de frutas escuras como ameixas e figo. Em boca, apresenta corpo médio, é macio e destacam-se os sabores de frutas negras. Graduação alcoólica: 13,00%.

Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Confira mais em

Afinal, espumante também é vinho?

Mesmo entre entusiastas, existe uma confusão muito grande sobre a classificação dos espumantes, mas viemos para finalmente resolver esta questão. Confira!