Qual é o maior consumidor de vinhos no mundo?

Portugueses conquistaram, novamente em 2021, o primeiro lugar no ranking dos maiores consumidores de vinhos per capita do mundo, com 51,9 litros ao ano.

Os europeus conservam no DNA a história secular com os vinhos. Para eles, vinho é muito mais que uma bebida, faz parte da cultura e da tradição. Degustar uma taça juntamente com a refeição é natural no dia a dia, incluindo almoços durante a semana. Vinho, para eles, é alimento, uma bebida que deve ser compartilhada e consumida com moderação. Nada mais natural, então, que o maior consumidor de vinhos no mundo seja Portugal, pelo menos nos dados referentes ao consumo per capita, divulgados pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

Segundo os dados, cada português consumiu 51,9 litros de vinho no ano de 2020, que equivale a aproximadamente 69 garrafas de 750 ml. Logo em seguida aparecem os cidadãos italianos, com 46,6 litros, e em terceiro lugar os franceses, com 46.

Dados OIV

A OIV é uma organização internacional estabelecida em 2001 que substituiu o Office International de la Vigne et du Vin, que havia sido fundado em 1958. Instituto extremamente respeitado internacionalmente, fornece um panorama anual do vinho, relevante para os parâmetros de mercado mundial. Selecionamos mais algumas informações interessantes para você.

– Os três maiores produtores de vinhos no mundo são Itália, França e Espanha.

Seis países representam 56% da área plantada com videiras viníferas do mundo: Espanha, França, China, Itália, Turquia e Estados Unidos.

– A produção de vinho no mundo, em 2020, foi de aproximadamente 260 milhões de hectolitros (mhl).

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Confira mais em

Sauvignon Blanc

Dia Internacional da Sauvignon Blanc: tudo sobre esta espetacular uva branca!

O que é um vinho suave?

Saiba como identificar um vinho suave. Conheça o significado de expressões usadas no universo dos vinhos e dicas para degustação! Confira!

Conheça a uva Chardonnay

Esta versátil uva branca de origem francesa é cultivada em praticamente todas as regiões vinícolas do mundo.