até 6x sem juros

envio para todo Brasil

5% OFF no Pix

cupom: CHEGUEIPRAFICAR*

Rosalia Molina: enóloga da Altolandon

altolandon

Entrevista com a enóloga e proprietária da vinícola espanhola Altolandon, que elabora vinhos orgânicos que levam também o selo europeu de produção vegana.

Apresentamos a vocês a Bodega Altolandon aqui! Trata-se de uma vinícola butique que elabora vinhos com extremo cuidado, valorizando todo o processo, do vinhedo ao engarrafamento. O casal Rosalia Molina e Manolo Garrote inaugurou o projeto no ano 2000, acreditando no potencial da denominação de origem Manchuela, em Castilla-La Mancha, no centro da Espanha. As características de terroir, principalmente a elevada altitude, o frio e o vento constantes, são perfeitas para a elaboração de vinhos frescos, equilibrados e complexos.

Confira o bate-papo que tivemos com a enóloga Rosalia. Para conhecer os vinhos da Altolandon, clique aqui!

Você e o Manolo são os proprietários e cuidam da produção de vinhos?

Sim, eu e Manolo somos os proprietários da Altoandon. Manolo é o responsável pela viticultura, pois é Engenheiro Agrônomo, e eu sou enóloga.

Qual o ano da fundação da vinícola?

Fundamos a vinícola no ano 2000, a partir do zero. Hoje possuímos 200 hectares de vinhedos orgânicos (com certificação europeia). Não utilizamos produtos químicos, todo o processo é feito com o máximo respeito ao meio ambiente, à biodiversidade e à paisagem. A altitude é uma excelente aliada para que tudo seja o mais natural possível, pois proporciona clima frio e vento.

Muitos dos vinhedos são antigos? De quantos anos, mais ou menos?

Temos vinhas das uvas Bobal e Garnacha com 100 anos e outras entre 80 e 60 anos. Temos também uma plantação mais jovem, que vai de 20 até 2 anos, de castas que escolhemos como Cabernet Franc, Malbec, Pinot Noir, etc.

Qual a importância de ser uma vinícola vegana?

Em minha opinião, o rótulo vegano é como uma moda, uma tendência para quem decide se alimentar de forma mais saudável, respeitando os animais. Eu acredito que, resumidamente, é uma forma de criar produtos com o mínimo de intervenção. Não é necessário usar animais para criar produtos que podem ser obtidos naturalmente ou de vegetais.

Qual a identidade de variedades internacionais como Malbec, Syrah e Cabernet Franc cultivadas nas altitudes de Manchuela?

Decidimos plantar estas castas porque a altitude confere as uvas características especiais, como acidez natural e frescura ímpar. As uvas são menores e mais concentradas em solos mais pobres. Concentram-se as cores e os aromas, resultando em vinhos de grande qualidade e frescura. Nossos vinhos refletem a paisagem de onde provêm.

Vocês utilizam leveduras próprias das uvas. Por quê?

Pensamos que se respeitarmos sempre as características naturais do meio ambiente, dos solos e do clima, trabalhando com cada casta separadamente, não faz sentido utilizar uma levedura comercial que dê uma semelhança aos vinhos uma vindima após a outra, tornando-os exatamente igual. Não há dois anos iguais, pois nem sempre chove igual, nem é o mesmo calor. Fazemos os vinhos com as suas próprias leveduras para que cada uva exprima francamente todas as suas características, o seu solo e a condições que a planta viveu por um ano inteiro.

Vocês também não filtram os vinhos, correto?

Quando fazemos a filtragem conseguimos remover partículas “irritantes” à vista, mas também removemos propriedades e elementos bons que elas possam possuir. Na Altolandon só filtramos com um filtro leve para eliminar as partículas maiores das borras que se acumulam pelo tempo de envelhecimento e que não contribuem em nada.

Qual o diferencial da uva Bobal, tão importante para vocês?

A casta Bobal é única, tem origem na zona de Utiel-Requena e Manchuela que, na verdade, é a mesma zona separada por um rio, o rio Cabriel. É conhecida há séculos e só é cultivada nesta área, em nenhum outro lugar do mundo, nem mesmo na Espanha. Isto a torna uma variedade única! Rica em acidez, em cor e muito expressiva. É um patrimônio da nossa área que deve ser promovida e divulgada no resto do mundo.

Quais são as principais características do terroir de vocês?

Temos diferentes tipos de solos devido à altitude. Durante séculos, as montanhas passaram por processos de erosão que resultaram em solos argilosos, calcários e minerais, com muita pedra que favorece o escoamento das águas. Hoje existe uma cobertura vegetal que favorece a biodiversidade e evita a erosão do solo.

Para você, qual a grande satisfação em ser enóloga?

A minha grande satisfação é poder dedicar-me àquilo que me apaixona, que é o mundo do vinho, desde o início da sua produção. Apesar de ter estudado Enologia, nunca pensei que pudesse ter o meu próprio projeto. É uma sorte dupla poder partilhar esta paixão com a minha família, o meu marido e os nossos 3 filhos. Mesmo quando você tem certeza de sua preferência, geralmente é difícil criar algo tão empolgante quando você começa do zero.

Ficou curioso para experimentar? Confira a nossa seleção!