Sauvignon Blanc

Dia Internacional da Sauvignon Blanc: tudo sobre esta espetacular uva branca!

Certas uvas viníferas são tão representativas que tem um dia só delas. É o caso da Sauvignon Blanc que no 7 de maio é celebrada internacionalmente. A ideia é que as pessoas conheçam mais vinhos desta casta francesa incrível, que produz alguns dos mais cobiçados brancos do mundo.

A casta é muito relacionada a Bordeaux, mas o mais provável é que ela tenha surgido no Norte da França, no Vale do Loire, pois existe menção a ela nessa região desde o século XVI. Segundo o livro Wine Grapes, de Jancis Robinson, ela descende da uva Savagnin, mas a variedade com a qual ela cruzou ainda é desconhecida.

Robinson escreve que os vinhos de Sauvignon Blanc franceses são “crocantes, secos e aromáticos; quando novos, podem trazer aromas cítricos e outros que lembrem grama, além de, ocasionalmente, o famoso “xixi de gato”; quando envelhecidos, aparecem aspargos”.

Seus exemplares são caracterizados pela notável acidez. Ainda em Bordeaux, às vezes ela acompanha a Sémillon em brancos secos e, em Sauternes e Barsac, em espetaculares vinhos doces botritizados.

Esta uva ganhou fama internacional a partir de 1970, quando começou a ser cultivada na Nova Zelândia. De lá, ganhou os Estados Unidos e o resto do mundo, inclusive tornando-se célebre na Califórnia. Ela se dá muito bem em solos calcários e climas relativamente frios, onde aparecem sua deliciosa mineralidade e acidez.Uma curiosidade é que a Sauvignon Blanc é o “pai” (progenitor) da Cabernet Sauvignon (a “mãe” é a Cabernet Franc)!

Confira nossas dicas e experimente alguns exemplares elaborados com esta uva.

Trapecista Reserva Sauvignon Blanc

Branco chileno elaborado no vinhedo Villa Alegre, no Vale do Maule. O solo de origem vulcânica e o estilo mediterrâneo do clima são diferenciais para a elaboração desse exemplar de excelentes aromas e sabores concentrados. Destacam-se os aromas de frutas como limão, com notas florais, o frescor e a ótima acidez.

Finca Beltran Sauvignon Blanc

Vinho branco elaborado com a uva Sauvignon Blanc em Santa Rosa, Mendoza. Destaque para os aromas herbáceos (grama cortada), característicos desta uva. Vinho de grande tipicidade, muito fresco e com acidez destacada.

Santa Julia Colección Sauvignon Blanc

Vinho de grande tipicidade, frutado e com acidez destacada. Entre os aromas, notas cítricas e de vegetais, como toranja, aspargos e grama recém-cortada. Elaborado em Mendoza, na Argentina.

Château Reynon Sauvignon Blanc

Francês, elaborado na região de Bordeaux, apresenta aromas de frutas brancas como pêssego, notas minerais. No paladar é seco, complexo, frutado e mineral, com boa acidez e potencial de amadurecimento.

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Confira mais em

O que é um vinho suave?

Saiba como identificar um vinho suave. Conheça o significado de expressões usadas no universo dos vinhos e dicas para degustação! Confira!

Conheça a uva Chardonnay

Esta versátil uva branca de origem francesa é cultivada em praticamente todas as regiões vinícolas do mundo.