Substâncias presentes no vinho podem fortalecer a memória, apontam estudos

Pesquisa inédita do Centro Médico da Universidade Rush, em Chicago, reforça a tese de que os flavonoides atuam de forma benéfica na prevenção de doenças neurológicas. Saiba mais!

Há algum tempo, no Dia do Médico, falamos sobre os benefícios das uvas tintas para a saúde humana, porém, pouco mais de um mês depois, um novo estudo trouxe dados ainda mais relevantes, especialmente sobre o papel dos flavonoides, substâncias presentes nos vinhos e uvas, no sistema neurológico.

A pesquisa do Projeto de Memória e Envelhecimento Rush envolveu 961 voluntários, todos com idades entre 60 e 100 anos, sem nenhum diagnóstico prévio de demência e durou 7 anos. Nela, as dietas dos participantes foram monitoradas e 19 modalidades de testes cognitivos realizados periodicamente.

Os voluntários foram divididos em 5 grupos com base na quantidade de flavonoides consumidos diariamente e, a partir dos testes, revelou-se que aqueles que ingeriram mais alimentos com a presença da substância tiveram uma desaceleração considerável da incidência de problemas cognitivos, inclusive aqueles considerados normais para a faixa etária. Indo ainda mais além, foi constatado um fortalecimento da memória desses indivíduos.

Além do vinho e da uva, os flavonoides também podem ser encontrados em vegetais, frutas e chás. Pensando nisso, Thomas Holland, um dos pesquisadores do projeto, afirmou que “é emocionante que nosso estudo mostre que fazer escolhas alimentares específicas pode levar a uma taxa mais lenta de declínio cognitivo. Algo tão simples como comer mais frutas e vegetais, e beber mais chá é uma maneira fácil de as pessoas assumirem um papel ativo na manutenção da saúde do cérebro”.

Em relação ao vinho, por mais que exista uma quantidade considerável de flavonoides, é importante destacar a necessidade de um consumo consciente, visto que o excesso pode trazer diferentes tipos de problemas. Para você, que pretende seguir esta lógica, conheça os nossos kits:

Kit 10 Vinhos Seleção Especial

No kit mais vendido da Grande Adega, vinhos selecionados do Chile, Argentina, Espanha e Portugal para você renovar sua adega e garantir o brinde de cada dia e, de quebra, aumentar o consumo de flavonoides!

Kit 12 Vinhos Novo Mundo

Kit com vinhos selecionados da Argentina e do Chile! Experimente estes ótimos rótulos das principais regiões do Novo Mundo.

Kit 6 Vinhos Cabernet Sauvignon

Celebre a Rainha das Uvas Tintas com uma com uma seleção de vinhos especialíssima!

Kit 10 Vinhos Seleção Especial

Se você não vai até a Europa, a Europa vai até você! Conheça o Kit de Vinhos Seleção Europeia Grande Adega.

Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Confira mais em

Afinal, espumante também é vinho?

Mesmo entre entusiastas, existe uma confusão muito grande sobre a classificação dos espumantes, mas viemos para finalmente resolver esta questão. Confira!