Pesquisar

The White Lotus: desvendando a série através dos vinhos da Sicília

No último domingo, a segunda temporada de uma das séries mais premiadas dos últimos tempos chegou ao fim. Que tal aproveitar para maratoná-la com um bom vinho? Confira nossas indicações!

Assim como os melhores vinhos, “The White Lotus” pode até ter uma premissa simples, mas é justamente na sua simplicidade que as nuances aparecem. A grande ganhadora do Emmy de “melhor série limitada ou antologia” acompanha a interação entre os funcionários e os hóspedes de um resort paradisíaco. Enquanto a primeira temporada se passa no Havaí, a segunda apresenta uma história completamente nova, dessa vez na belíssima Sicília.

Conheça a Sicília

Entre conflitos e reviravoltas surpreendentes, se tem algo que os protagonistas fazem com bastante frequência é beber vinho. Isso é tão verdade que no quinto episódio dessa temporada, eles visitam alguns vinhedos dessa região da Itália.

Maior ilha do Mediterrâneo, com 25.460 quilômetros quadrados, a Sicília tem uma relação antiquíssima com a vitivinicultura. É uma região bastante montanhosa marcada pela presença do imponente e ativo vulcão Etna. O clima é mediterrâneo, com verões quentes e invernos suaves e chuvosos, e com estações intermediárias muito variáveis. Na costa, área onde o resort de “White Lotus” fica, especialmente no Sudoeste, o clima é influenciado pelas correntes africanas, de modo que os verões podem ser muito quentes. O solo é formado por areia, calcário, argila e basalto vulcânico, ideal para a produção de vinhos cheios de tipicidade.

Os vinhos da Sicília

São mais de 160 mil hectares de videiras que fazem da Sicília o maior vinhedo da Itália. Dadas as características únicas dos rótulos lá produzidos, existe uma IGT (Indicação Geográfica Típica/Protegida) para toda a ilha, a IGT Sicília. A Nero d’Avola é a cepa tinta dominante e produz desde vinhos quentes e frutados, para consumo rápido, até exemplares mais complexos. Muitas denominações são pequenas e uma das mais relevantes é a Etna DOC, que é exatamente onde ficam as vinícolas que os personagens “White Lotus” visitam.

Mas e aí, quer se sentir um dos hóspedes do resort da série? Então, que tal maratonar a nova temporada tomando um dos nossos vinhos da Sicília? Confira a nossa seleção:

Corbelli Pinot Grigio

Um excelente vinho branco da região, este rótulo apresenta aromas de frutas como maçã e pera, com toque de cítricos e florais. Em boca, é refrescante, com ótima acidez e sabores de frutas brancas.

Lumà Grillo IGT

Apresenta aromas de frutas frescas e delicado floral. No paladar, é seco, possui corpo leve, boa acidez e final harmônico.

Corbelli Nero d’Avola

Escuro e denso, apresenta aromas de frutas vermelhas e cereja preta. Em boca, é muito concentrado, poderoso e quente.

Voga Merlot Terre Siciliane IGT

Moderno, este vinho apresenta aromas de frutas escuras. Em boca, é muito macio, equilibrado e com deliciosas notas frutadas.

Due Lune Nerello Mascalese Nero D’Avola IGT

Apresenta aromas de frutas vermelhas, frutas escuras, especiarias e couro. No paladar, é seco, encorpado, apresenta boa acidez, taninos muito bem estruturados e final longo.

Os vinhos estão disponíveis na Grande Adega e a série na HBO Max!

Quer desvendar o mundo dos vinhos através da Cultura Pop? Confira mais no nosso blog!

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Confira mais em

O que é um vinho suave?

Saiba como identificar um vinho suave. Conheça o significado de expressões usadas no universo dos vinhos e dicas para degustação! Confira!

Conheça a uva Chardonnay

Esta versátil uva branca de origem francesa é cultivada em praticamente todas as regiões vinícolas do mundo.