Os encantos da uva Shiraz

6 vinhos vinhos encorpados, cheios de sabores frutados e de especiarias elaborados com a uva Shiraz.

A uva Shiraz produz vinhos de corpo médio a encorpado com aromas predominantes de ameixa, pimenta-verde, couro e cacau.

Em países do Novo Mundo, onde é chamada de Shiraz, origina rótulos encorpados, frutados e com aromas de chocolate, especiarias e baunilha. Além dos tintos, a Shiraz dá vida a excelentes vinhos rosés, com grande expressividade e frescor. No Velho Mundo, onde atende pela grafia Syrah, é muito famosa no Vale do Rhône, onde produz exemplares esplendorosos.

Geralmente seus vinhos apresentam taninos e acidez média, alguns com grande potencial de guarda (aproximadamente 10 anos).

Ancestrais da Syrah/Shiraz

A primeira menção à Syrah foi feita em 1781, segundo o livro Wine Grapes, da crítica de vinhos inglesa Jancis Robinson. Naquela época, acreditava-se que ela era o resultado de um cruzamento entre duas uvas francesas, a Durif e a Peloursin.

Porém, com o passar do tempo e o avanço da ciência, foi possível uma série de estudos de DNA que se mostraram muito mais precisos em relação à árvore genealógica das uvas viníferas. Especialmente no caso da Syrah, descobriu-se que ela é um cruzamento natural entre as também francesas Mondeuse Blanche e Dureza.

Por sua vez, a Dureza é geneticamente “irmã” da Teroldego (famosa no Norte da Itália), então a Syrah seria “sobrinha” da Teroldego. E, ainda, porque há ligações ancestrais entre as Pinot, Dureza e Teroldego, há parentesco entre Pinot e Syrah.

Para brindar esta uva magnífica, indicamos seis vinhos!

Trapecista Reservado Syrah Rosé

Chileno do Vale do Maule, elaborado com as uvas do vinhedo Villa Alegre. O solo de origem vulcânica e o estilo mediterrâneo do clima são diferenciais para a elaboração desse exemplar fresco e frutado, saboroso e equilibrado.

Santa Julia Colección Syrah Malbec Rosé

Ao lado da Malbec, a Syrah origina um vinho rosé de excelente equilíbrio entre acidez e estrutura, com final saboroso e agradável, em Mendoza, Argentina. Frutas vermelhas como framboesa e groselha destacam-se entre os aromas.

Finca Beltran Syrah Rosé

Este vinho argentino, elaborado em Mendoza, apresenta bela cor rosé salmão. Fresco e frutado, apresenta aromas que remetem à cereja fresca e à framboesa. Em boca é muito fresco e delicado.

Finca Beltran Duo Malbec/Syrah Rosé

Rosé argentino elaborado com as uvas Malbec (70%) e Syrah (30%), no Maipú, um dos principais terroirs de Mendoza. Apresenta aromas frutados que lembram cerejas e framboesas. Em boca, destacam-se o frescor e a delicadeza.

Don Aurelio Syrah

Espanhol varietal muito equilibrado e estruturado, com sabores de frutas negras com notas terrosas. Elaborado na Denominação de Origem (DO) Valdepeñas, apresenta intensos aromas de amora, pimenta e chocolate. Quer saber mais sobre este vinho? Clique aqui.

Finca Beltran Duo Syrah/Malbec

Argentino de Mendoza, este tinto leva na composição as uvas Syrah (70%) e Malbec (30%). Apresenta aromas de frutas escuras como ameixas e figo. Em boca possui corpo médio, é macio e destacam-se os sabores de frutas negras.

Compartilhe este post!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Confira mais em

Sauvignon Blanc

Dia Internacional da Sauvignon Blanc: tudo sobre esta espetacular uva branca!

Conheça a uva Chardonnay

Esta versátil uva branca de origem francesa é cultivada em praticamente todas as regiões vinícolas do mundo.