Vinho e Pizza

O dia 10 de julho vai, literalmente, acabar em pizza (mas com vinho)!

Desde 1985 comemora-se, no Brasil, o 10 de julho como o Dia da Pizza. Não que a gente precise de uma data específica para se deliciar com uma bela pizza, mas é mais um motivo para comer sem culpa!

As origens de “um disco de massa com molho de tomate, assado no forno” dividem opiniões e nos levem à milênios de distância: uns acreditam que a ideia foi dos egípcios e outros afirmam que foi dos gregos.

De qualquer maneira, nos primórdios a pizza não era bonita, nem crocante, nem saia do forno com fumacinha; naquela época, era mais parecida com um pão de estilo sírio, sem cobertura. Quando a receita chegou à Itália, via Nápoles, é que se acrescentou tomate, mozarela e azeite de oliva.

Para você harmonizar vinho e pizza preparamos três sugestões de combinações com sabores clássicos, confira!

Due Mari branco e Margherita

Dizem que a famosa Margherita foi criada para comemorar a unificação da Itália e batizada assim em homenagem à rainha Margherita – os ingredientes são as cores da bandeira do país europeu. Para harmonizar, escolha um vinho branco com boa acidez, que vai combinar com o frescor do tomate e do manjericão. Nossa dica é o italiano Due Mari branco.

Due Mari Chianti DOCG e Portuguesa

Apesar do nome, a Portuguesa é brasileiríssima. Dizem que os imigrantes italianos às vezes levavam suas pizzas para assar nos fornos das padarias dos portugueses, daí o nome e a fama. Harmonizar vinho aqui é um desafio, já que presunto, ovo, cebola e azeitona não são ingredientes lá muito amigáveis, mas existem opções de rótulos gastronômicos que conseguem combinar com esses complementos, como o italiano Due Mari Chianti DOCG, tinto seco e equilibrado, com taninos finos e envolventes.

Due Mari Montepulciano d’Abruzzo DOC e Calabresa

A ideia de tornar a Calabresa o ingrediente principal da pizza é dos norte-americanos – e ficou tão bom que este sabor é um dos mais pedidos dos brasileiros. Para harmonizar, a dica é o italiano Due Mari Montepulciano d’Abruzzo DOC, tinto de notas tostadas que combinam com o defumado da calabresa.

Compartilhe este post!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Confira mais em