Vinhos Bodega Altolandon

Altolandon: vinícola espanhola de sucesso internacional elabora vinhos veganos de alta qualidade.

A Denominação de Origem (DO) Manchuela não tem a fama da Rioja ou do Priorato, por exemplo, que levam a apelação DOCa (Denominação de Origem Qualificada), a mais alta da Espanha. Mas a procura por originalidade no mundo dos vinhos tem destacado cada vez nomes de regiões inusitadas que originam rótulos de reconhecimento internacional. É o caso da Bodega Altolandon, estabelecida na província de Cuenca, na DO Manchuela, em Castilla-La Mancha, centro da Espanha.

Vinhedos da Bodega Altolandon

O projeto Altolandon, do casal Rosalia Molina e Manolo Garrote, é uma aposta bem-sucedida em vinhos de altitude. Para isso, em 2000, eles escolheram vinhedos situados em Landete, com 1.100 metros de altitude no seu ponto mais alto. Atualmente são 200 hectares em um local que ostenta alguns dos mais altos vinhedos do país.

Desde o princípio, a filosofia é fazer vinhos de alta qualidade a partir do cuidado extremo com o vinhedo, sendo que o cultivo é ecológico e os vinhos são veganos (com certificação europeia).

A junção de fatores como altura, clima frio e solo pobre reflete-se em exemplares muito frescos, com fruta e mineralidade únicas e próprias do terroir.

Altitude: diferencial do terroir

Os vinhedos em altitude reúnem condições ideais para uma produção de grande qualidade e conferem características únicas aos vinhos: a melhor radiação solar e amplitude térmicas favorece o amadurecimento pleno e prolongado das uvas, o que resulta em aromas e sabores diferenciados, grande variedade de cor, amplitude e profundidade de aromas e grande complexidade em boca, sendo muito aptos ao amadurecimento em barricas.

Outra vantagem das condições de terroir da vinícola é o vento que sopra ininterruptamente e que faz com que as videiras se mantenham “limpas” e saudáveis sem a utilização de pesticidas. A Altolandon cultiva uvas que seriam muito difíceis em outras regiões da Espanha, como as internacionais Malbec e Cabernet Franc. Destaque também para a autóctone Bobal, tinta que origina vinhos suculentos e complexos.

A uva Bobal

Conheça os vinhos da Bodega Altolandon que a Grande Adega traz exclusivamente ao Brasil aqui.

Compartilhe este post!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Confira mais em

Degustando vinhos da Borgonha

A francesa Borgonha é a região de alguns dos mais impecáveis e cobiçados vinhos do mundo. Conheça os exemplares da Maison Moillard, recém-lançados no Brasil.

Rosalia Molina: enóloga da Altolandon

Entrevista com a enóloga e proprietária da vinícola espanhola Altolandon, que elabora vinhos orgânicos que levam também o selo europeu de produção vegana.

Vinhos da Ribera del Duero

Os vinhos Petit Vega e Díaz Bayo trazem toda a essência do terroir de uma das principais regiões vitivinícolas da Espanha, a Ribera del Duero.