Vinhos da Ribera del Duero

Os vinhos Petit Vega e Díaz Bayo trazem toda a essência do terroir de uma das principais regiões vitivinícolas da Espanha, a Ribera del Duero.

A Ribera del Duero era praticamente desconhecida até os anos 1980, porém hoje a qualidade de seus vinhos se iguala aos da Rioja, a principal região produtora da Espanha e a primeira a receber a apelação DOCa (Denominação de Origem Qualificada), a mais alta qualidade do país. São cerca de 20 mil hectares de vinhas, a maioria na cidade de Burgos, a mais importante da região.

Localizada 130 quilômetros ao norte de Madri, a Ribera del Duero é conhecida como o milagre moderno da Espanha. Dentre os diferenciais do seu terroir está a presença do Rio Duero (o Douro português), a leste da cidade de Valladolid, que ajuda a minimizar o clima seco da região. Também a altitude que chega a 900 metros, o que é excelente para o amadurecimento das uvas.

O solo é extremamente variado mesmo dentro de apenas um vinhedo, podendo ser rico em cal sobre xisto, areia, calcário e cascalho, por exemplo. Os verões são tórridos e passam facilmente dos 38°C; já o inverno é muito frio, abaixo de zero. Outra característica é a grande amplitude térmica entre o dia e a noite.

A Ribera del Duero é uma das principais regiões produtoras de vinho da Espanha.

Tintos da Ribera del Duero

A região produz essencialmente vinhos tintos, conhecidos por serem concentrados, maduros, estruturados, sem serem agressivos, tânicos ou alcoólicos. A fama local começou no fim do século XIX, quando alguns produtores levaram para lá uvas de Bordeaux, na França, como Cabernet Sauvignon, Malbec e Merlot, para fazer companhia a onipresente Tempranillo.

Para experimentar a Ribeira del Duero, confira nossas sugestões:

A linha Petit Vega apresenta três vinhos tintos elaborados com uvas provenientes do vinhedo San Juan del Monte, com idade média de 30 anos e localizadas a 900 metros de altitude, o que é excelente para a alta qualidade dos vinhos. A diferença básica entre eles é o tempo que permanecem em barricas de carvalho para amadurecimento:

Petit Vega 8 meses: amadurece por 8 meses em barricas de carvalho francês e americano seguidos de 6 meses em garrafa.

Petit Vega 18 meses: amadurece por 18 meses em barricas de carvalho americano e francês e depois permanece mais 12 meses em garrafa.

Petit Vega 28 meses: amadurece por 28 meses em barrica de carvalho francês e mais 18 meses em garrafa.

Os rótulos Díaz Bayo trazem a experiência secular da família na produção de vinhos com o olhar moderno dos principais enólogos contemporâneos. Os vinhos são elaborados com a uva Tempranillo de vinhedos diferentes e amadurecem em barrica por tempos distintos.

Díaz Bayo 4U: Os vinhedos estão localizados em Fuentelcésped, na província de Burgos. Apresenta características jovens, com aromas de frutas frescas.

Díaz Bayo 8 meses: As uvas são cultivadas no vinhedo El Monte, Valdebrero, La Viñota, em uma altitude de 910 metros e têm aproximadamente 20 anos. O vinho amadurece durante 8 meses em barricas de carvalho francês e americano seguido de 6 meses em garrafa antes da comercialização.

Díaz Bayo 15 meses: As videiras, de aproximadamente 25 anos, estão localizadas no vinhedo de Los Anarinos, El Hoyo, El Rubial, a 850 metros de altitude. Amadurece 15 meses em barricas de carvalho francês e americano e mais 12 meses em garrafa antes da comercialização.

Díaz Bayo 20 meses: As videiras que originam este vinho têm, aproximadamente, 70 anos e estão localizadas em El Mirón, El Gallo, Las Fuentes Viejas, em uma altitude de 900 metros. O vinho amadurece 20 meses em barricas de carvalho francês mais 18 meses em adega antes da comercialização.

As características de terroir da Ribera del Duero são únicas!

As uvas de Ribera del Duero são:

  • Tinto Fino, Tinta del País ou Tempranillo: a mais importante da região.
  • Cabernet Sauvignon: normalmente utilizada em mínima quantidade
  • Garnacha: usada para vinhos rosés, de consumo local; também no corte dos tintos.

Compartilhe este post!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Confira mais em