Os vinhos Petit Vega e Díaz Bayo trazem toda a essência do terroir de uma das principais regiões vitivinícolas da Espanha, a Ribera del Duero.
A Ribera del Duero era praticamente desconhecida até os anos 1980, porém hoje a qualidade de seus vinhos se iguala aos da Rioja, a principal região produtora da Espanha e a primeira a receber a apelação DOCa (Denominação de Origem Qualificada), a mais alta qualidade do país. São cerca de 20 mil hectares de vinhas, a maioria na cidade de Burgos, a mais importante da região.
Localizada 130 quilômetros ao norte de Madri, a Ribera del Duero é conhecida como o milagre moderno da Espanha. Dentre os diferenciais do seu terroir está a presença do Rio Duero (o Douro português), a leste da cidade de Valladolid, que ajuda a minimizar o clima seco da região. Também a altitude que chega a 900 metros, o que é excelente para o amadurecimento das uvas.
O solo é extremamente variado mesmo dentro de apenas um vinhedo, podendo ser rico em cal sobre xisto, areia, calcário e cascalho, por exemplo. Os verões são tórridos e passam facilmente dos 38°C; já o inverno é muito frio, abaixo de zero. Outra característica é a grande amplitude térmica entre o dia e a noite.
Tintos da Ribera del Duero
A região produz essencialmente vinhos tintos, conhecidos por serem concentrados, maduros, estruturados, sem serem agressivos, tânicos ou alcoólicos. A fama local começou no fim do século XIX, quando alguns produtores levaram para lá uvas de Bordeaux, na França, como Cabernet Sauvignon, Malbec e Merlot, para fazer companhia a onipresente Tempranillo.
Para experimentar a Ribeira del Duero, confira nossas sugestões:
Petit Vega
A linha Petit Vega apresenta três vinhos tintos elaborados com uvas provenientes do vinhedo San Juan del Monte, com idade média de 30 anos e localizadas a 900 metros de altitude, o que é excelente para a alta qualidade dos vinhos. A diferença básica entre eles é o tempo que permanecem em barricas de carvalho para amadurecimento:
Petit Vega 8 meses
Possui nariz intenso com aromas de frutas vermelhas, ervas e um sutil final tostado. De boa estrutura, com sabores de frutas vermelhas e toques minerais que refletem o terroir. A fruta domina as notas oriundas do tempo em barrica. Amadurece por 8 meses em barricas de carvalho francês e americano seguidos de 6 meses em garrafa.
Petit Vega 18 meses
Apresenta aromas de frutas negras maduras, com notas de balsâmico e especiarias, combinados com cacau e alcaçuz. Fruta e madeira estão perfeitamente integradas. Saboroso e amplo, apresenta boa acidez, frescura e elegância. Amadurece por 18 meses em barricas de carvalho americano e francês e depois permanece mais 12 meses em garrafa.
Petit Vega 28 meses
Apresenta aromas de frutas negras como licor, com toques balsâmico e mineral. Posteriormente aparecem aromas de café, cacau e alcaçuz. Potente e saboroso, marcado pelas frutas maduras sobre as notas do amadurecimento. Amadurece por 28 meses em barrica de carvalho francês e mais 18 meses em garrafa.
Díaz Bayo
Os rótulos Díaz Bayo trazem a experiência secular da família na produção de vinhos com o olhar moderno dos principais enólogos contemporâneos. Os vinhos são elaborados com a uva Tempranillo de vinhedos diferentes e amadurecem em barrica por tempos distintos.
Díaz Bayo 4U
Os vinhedos estão localizados em Fuentelcésped, na província de Burgos. Apresenta características jovens, com aromas de frutas frescas.
Díaz Bayo 8 meses
As uvas são cultivadas no vinhedo El Monte, Valdebrero, La Viñota, em uma altitude de 910 metros e têm aproximadamente 20 anos. Apresenta aromas intensos de frutas vermelhas escuras com notas de ervas e um sutil tostado. Amplo e de boa estrutura. Em boca, muitas frutas vermelhas e toque minerais que traduzem o terroir. O vinho amadurece durante 8 meses em barricas de carvalho francês e americano seguido de 6 meses em garrafa antes da comercialização.
Díaz Bayo 15 meses
As videiras, de aproximadamente 25 anos, estão localizadas no vinhedo de Los Anarinos, El Hoyo, El Rubial, a 850 metros de altitude. Apresenta aromas de frutas negras maduras, com toques balsâmicos e de especiarias, combinados com notas de cacau e alcaçuz. Fruta e barrica estão perfeitamente equilibradas. Saboroso, complexo e muito agradável. Possui boa acidez, que aporta frescura e elegância. Amadurece 15 meses em barricas de carvalho francês e americano e mais 12 meses em garrafa antes da comercialização.
Díaz Bayo 20 meses
As videiras que originam este vinho têm, aproximadamente, 70 anos e estão localizadas em El Mirón, El Gallo, Las Fuentes Viejas, em uma altitude de 900 metros. Apresenta aromas de frutas negras com intensas notas de balsâmico e de mineral. Ainda aparecem aromas de face, chocolate e alcaçuz. Potente, saboroso e carnudo. Muito amplo e agradável. As frutas maduras se sobrepõem aos aromas da madeira. O vinho amadurece 20 meses em barricas de carvalho francês mais 18 meses em adega antes da comercialização.
As uvas de Ribera del Duero são:
- Tinto Fino, Tinta del País ou Tempranillo: a mais importante da região.
- Cabernet Sauvignon: normalmente utilizada em mínima quantidade
- Garnacha: usada para vinhos rosés, de consumo local; também no corte dos tintos.
Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!