Pesquisar

Vinhos e barricas de carvalho

O que acontece quando o vinho passa por barrica de carvalho? Nós te contamos!

Você já deve ter ouvido falar (e muito!) de vinhos e barricas de carvalho. Mais do que um aspecto técnico, este estágio ou não é geralmente uma das primeiras questões quando se fala do estilo de um vinho: barricado ou não barricado? Eis a questão!

É verdade que o vinho ter ou não amadurecido em barricas de carvalho faz diferença no produto final. O uso da madeira é um dos fatores fundamentais que culminará no estilo do vinho que se quer produzir. Quando se trata de vinhos encorpados que passam algum tempo em barrica de carvalho acontece um processo chamado micro oxigenação através dos poros da madeira.

Resumidamente, esta técnica suaviza os taninos e acentua a sua textura, além de aumentar a complexidade da bebida, já que o carvalho aporta aromas e sabores ao vinho – dependendo do tipo de tostagem pela qual tenha passado a madeira, podem remeter a: baunilha, café, chocolate, pão torrado, etc. Outras espécies de madeira já foram testadas, mas o carvalho mostrou-se ideal por ser impermeável, de fácil manuseio, com alta força tênsil e maleável.

Exemplo da tostagem das barricas de carvalho.

Os fatores determinantes na maturação em barril de carvalho são seu tamanho e sua idade (quanto maior e mais velho o barril, menos sabor de carvalho será transmitido); o quanto ele foi tostado; e a procedência do carvalho (se americano, francês, esloveno, húngaro, etc.).

Aqui 3 exemplos de vinhos que amadureceram em barricas para você experimentar!

Díaz Bayo Crianza 15 meses

Vinho espanhol elaborado com a uva Tempranillo, na Ribera del Duero, que amadurece durante 15 meses em barricas de carvalho americano e francês e estagia mais 12 meses em garrafa antes da comercialização.

Trapecista Reserva Superior Pinot Noir

As uvas se originam no vinhedo Villa Alegre, no Vale do Maule, a 258 quilômetros de Santiago. O solo de origem vulcânica e o estilo mediterrâneo do clima são diferenciais para a elaboração desse exemplar de excelentes aromas e sabores concentrados que estagia durante 8 meses em barricas de carvalho.

Gran Alambrado Malbec

Gran Alambrado é o ícone da linha argentina Alambrado, elaborado pela Familia Zuccardi. Uma parte deste vinho amadureceu por 10 meses em madeira. Apresenta aromas de frutas vermelhas com notas de violetas, característica da variedade. Em boca, é equilibrado, com taninos que conferem complexidade e tipicidade.

Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Confira mais em