Pesquisar

Vinhos orgânicos, biodinâmicos e veganos

Cada vez mais os produtores escolhem técnicas sustentáveis no vinhedo e na adega para a elaboração de vinhos.

A opção por técnicas sustentáveis nos vinhedos e nas adegas não é um movimento recente, mas ganhou força no século XXI, impulsionado pelas informações sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos e seus malefícios à saúde. Principalmente na Europa, muitas vinícolas prezam por manejo agrícola que respeita o meio ambiente. Porém, nem sempre elas trazem selos ou certificações em seus rótulos atestando que são vinhos orgânicos, biodinâmicos e veganos.

Mas você sabe a diferença entre orgânicos, biodinâmicos e veganos? Aqui explicamos, basicamente, o significado de cada uma destas técnicas e ainda sugerimos vinhos para você degustar. Confira!

O que são vinhos orgânicos?

São os elaborados a partir de uvas cultivadas de forma orgânica, ou seja, sem o uso de agrotóxicos no vinhedo, nem produtos químicos na vinícola. O manejo da plantação é baseado em produtos naturais e equilíbrio do meio ambiente. Assim, os produtos naturais garantem a preservação do ecossistema, sem que haja ameaças às vinhas. A cultura orgânica se preocupa principalmente com o solo.

Para degustar, os exemplares da Altolandon, Bodega butique localizada em Castilla-La Mancha, na Espanha, que, além de orgânicos são veganos!

O que são vinhos biodinâmicos?

São os elaborados a partir de uvas de cultivo orgânico, porém as regras vão além e são baseadas nas teorias de Rudolf Steiner, propostas em 1924. De acordo com os ensinamentos do filósofo austríaco, a agricultura deve levar em conta aspectos cósmicos, como o movimento da lua e dos planetas. Esses conceitos ficaram famosos mundialmente quando foram adotados por Nicolas Joly, nos anos 1980. Joly foi um viticultor francês, que trabalhou principalmente na região do Vale do Loire, e um dos pioneiros do movimento biodinâmico do vinho.

Para degustar, os exemplares da enóloga portuguesa Filipa Pato, todos biodinâmicos e premiados!

O que são vinhos veganos?

Além de todas as técnicas sustentáveis no vinhedo e na adega explicadas acima, os vinhos veganos são aqueles que não utilizam nada que tenha origem animal, em nenhuma etapa do processo. É comum durante a clarificação e a filtragem do vinho a utilização de alguma proteína animal (do leite, do ovo ou ainda de peixe) para a retirada dos resíduos sólidos que se formaram durante o processo. Resumidamente, essas proteínas funcionam como um imã, atraindo todos os resíduos e tornando o vinho límpido. Produtores veganos geralmente pulam estas etapas para não haver interferência. Vale lembrar que os vinhos veganos são tendência no mundo inteiro!

Para degustar, a linha Pouca Roupa, do enólogo premiado João Portugal Ramos!

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Confira mais em

O que é um vinho suave?

Saiba como identificar um vinho suave. Conheça o significado de expressões usadas no universo dos vinhos e dicas para degustação! Confira!

Conheça a uva Chardonnay

Esta versátil uva branca de origem francesa é cultivada em praticamente todas as regiões vinícolas do mundo.