Você sabe o que são os sistemas de pontuação de vinhos?

Robert Parker? Pontuação de vinhos? Se quiser entender esses temas tão falados no mundo dos vinhos, você veio ao lugar certo!

O mercado de vinhos cresceu exponencialmente nos últimos anos, o que é maravilhoso. Mas a grande variedade de rótulos disponíveis pode gerar dúvidas no consumidor na hora de escolher a bebida que combine com o seu paladar.

Então, para auxiliar nessa prazerosa tarefa existem diversos sistemas de pontuações de vinhos, criados por inúmeros críticos reconhecidos mundialmente, que funcionam como um guia para os enófilos.

As bebidas são avaliadas por profissionais que levam em consideração todo o processo de produção, além de, é claro, seus aspectos de degustação.

Vamos aos críticos

Talvez o sistema mais conhecido seja o do crítico Robert Parker. Um advogado de formação que se interessava muito por vinho e lançou, em 1978, uma newsletter chamada Wine Advocate. A fama dele veio em 1982: ele apostou no sucesso dessa safra na região de Bordeaux, na França, quando todos os outros críticos desdenhavam dela. Após a safra ter sido considerada espetacular, Parker se tornou um dos críticos mais respeitados do mundo. De acordo com o seu sistema, os pontos vão de 50 (terrível) a 100 (extraordinário), podendo ser catalogados também por: abaixo da média, mediano, excelente e notável. Em 2012, Parker se aposentou, mas sua equipe continua avaliando vinhos pelo mundo todo.

A Wine Spectator é uma revista especializada em vinhos, fundada em 1976. O site é influente no setor e contém diversas resenhas de enólogos, além de vídeos de degustação e cursos online, disponibilizados aos seus assinantes.

Lançado por um casal americano, a Wine Enthusiast tem como objetivo tornar o mundo dos vinhos mais acessível aos iniciantes.

A revisa inglesa Decanter é publicada mensalmente em 90 países e possui credibilidade. Ela contém diferentes tipos de materiais sobre vinhos e enoturismo e é responsável por um dos maiores prêmios desse setor, o Decanter World Wine Awards.

Jancis Robinson é referências no mundo dos vinhos. Jornalista, obteve o título de Master of Wine em 1974. Escreve sobre vinhos do mundo no seu site e muitos dos seus livros já são traduzidos para o português.

Assinado por Patricio Tapia, o guia Descorchados aborda vinhos da Argentina, Chile, Uruguai e Brasil. Além das notas e análises, traz informações sobre uvas e degustações.

Esses são os principais avaliadores, mas existem muito mais críticos e publicações. Confira aqui alguns vinhos premiados.

Chan de Rosas Cuvée Especial 2018

Da publicação Wine Spectator essa safra recebeu 92 pontos e os seguintes elogios: “vinho expressivo e complexo, com aromas de pêssego esmagado e notas de giz, vivas e harmoniosas. Gracioso e longo”. A sugestão de consumo é até 2024.

Monsaraz Reserva tinto 2017

Tinto alentejano premiado com 97 pontos pela publicação Decanter. Apresenta aromas de frutos pretos maduros, sugerindo amoras e ameixas, com notas de especiarias. Em boca, possui grande complexidade aromática, mineralidade e persistência. Merecedor desta excelente nota.

Norton Lote Lunlunta

A Finca Lunlunta origina vinhos Malbec refinados e de grande personalidade. Este vinho é elaborado com uvas de um vinhedo muito antigo, com vinhas de 92 anos. Apresenta aromas de frutas vermelhas e pretas, com notas florais e minerais. Em boca, é elegante, possui ótima acidez e taninos muito macios. Destaque para a longa persistência.

Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!