Como fazer sabrage para abrir espumante?

sabrage

Sabrage é a técnica de abrir garrafas de champanhe e espumantes em alto estilo! Vem conferir nossas dicas.

Sabrage é uma palavra de origem francesa. Estudiosos acreditam que tenha surgiu no século XVIII, quando o imperador Napoleão Bonaparte, conhecido pelo apreço aos champanhes, resolveu inovar na abertura da garrafa com a sua espada, na celebração da vitória em uma batalha. Com o passar dos anos, o ritual se tornou presente em outras comemorações.

Na prática, sabrage é “degolar” a garrafa de champanhe ou espumante. Porém, tecnicamente o método consiste em expulsar a rolha e o vidro da ponta do gargalo de uma garrafa com um “golpe” certeiro utilizando um sabre (semelhante a uma espada). Pode parecer fácil, mas é necessário treino e paciência para fazer bonito!

Apesar de poder ser executado em qualquer tipo de espumante, vale dizer que pode causar a perda excessiva de gás de algumas garrafas, então não se recomenda em vinhos de alto custo. Não é difícil de aprender a técnica, mas é preciso ter algum preparo.

Como nem todo mundo tem um sabre (espada de lâmina fina, reta ou curva) em casa, é possível fazer com uma faca mais pesada, por exemplo, já que o material não precisa estar afiado – deve-se fazer com o lado sem fio da faca.

A pressão dentro da garrafa é tão forte que só com uma pequena rachadura ocorre a explosão e os vidros são ejetados de forma que não caem dentro da garrafa. Outra forma é executar o processo com a base de uma taça de vidro, como se ela fosse o sabre; com as de cristal não dá certo, pois elas quebram.


Separamos 8 dicas para você tentar fazer um sabrage. Confira aqui nossos champanhes!

  • A bebida deve estar na temperatura ideal de consumo (entre 6 e 8ºC). Se o líquido estiver quente a garrafa pode explodir com o golpe.
  • Não sacuda a garrafa para não aumentar a pressão interna.
  • Retire o invólucro que envolve o gargalo e solte a “gaiola”. Tome cuidado ao tocar a rolha.
  • Enxugue a garrafa para não correr o risco de ela escorregar da sua mão.
  • Posicione-a em um ângulo de 45º. O ideal é que o local seja amplo e que as pessoas estejam atrás de quem abrirá a bebida.
  • Localize a emenda do vidro entre o gargalo e o corpo da garrafa. É onde será aplicado o golpe, já que é ali que as duas partes se unem.
  • Segure com firmeza e treine o movimento algumas vezes antes de realizá-lo.
  • Deslize o sabre pela lateral da garrafa, em um golpe de força média, até atingir a parte protuberante do gargalo. Se o golpe for certeiro, a pressão irá fazer com que os pedacinhos de vidro vão para longe e que a garrafa se abra.