Dia Mundial do Whisky: origens da data e como comemorá-la

Dia do Whisky

Neste ano, o Dia Mundial do Whisky, bebida conhecida como “água da vida”, cairá no dia 21 de maio.

O Dia Mundial do Whisky é comemorado sempre no terceiro sábado do mês de maio. Concebida no dia 27 de março de 2008, a data só passou a ser oficialmente comemorada no Whisky Festival Northern Netherlands do ano seguinte. Mais do que qualquer outra coisa, o objetivo é homenagear e democratizar o consumo do destilado, motivo pelo qual são realizados inúmeros eventos e festivais ao redor do mundo.

Para entrar no clima da festividade, trouxemos algumas informações e curiosidades.

Por definição, whisky é um destilado de cereais, sejam eles cevada ou milho, sendo considerado, inclusive como o “destilado de grãos mais importante”. Em sua origem, a palavra “uísque” vem do gaélico “uisge beatha” ou “usquebaugh”, que significa “água da vida”, termo utilizado por monges beneditinos ao se referirem aos efeitos da bebida.

Ao contrário do que acontece com outras bebidas, o whisky não amadurece em garrafa, ou seja, se você comprar um whisky de 12 anos e deixá-lo guardado por 100 anos, ele ainda será um whisky de 12 anos. Se a garrafa for mantida longe da luz solar, ele se manterá, mesmo depois de aberta.

São dois os tipos principais de whisky: o whisky escocês e o whiskey americano.

Whisky escocês

É chamado de Scotch Whisky o destilado produzido na Escócia e envelhecido em barricas de carvalho também nesse país, durante, no mínimo, 3 anos. Na Escócia são produzidos dois tipos de Whisky: Single Malt (uísque de malte) e Grain Whisky (uísque de grãos).

O Single Malt é produzido exclusivamente com cevada, diferente do que ocorre com o Grain Whisky, cuja base são, justamente, os grãos.

Whiskey americano

A produção de whiskey nos Estados Unidos foi influenciada pelos imigrantes irlandeses e escoceses. Eles começaram a destilar a partir de centeio e posteriormente com o milho, grão nativo do país. Existem três estilos de uísque produzidos nos Estados Unidos: Bourbon, Rye (elaborado cm 51% de centeio e a adição de cevada maltada e milho) e Tennessee.

Como celebrar a data?

Pode ser difícil encontrar eventos e festivais em comemoração ao Dia Mundial do Whisky no Brasil, mas existem outras formas de homenagear a data. Basta você abrir uma garrafa do seu whisky preferido, chamar os amigos e brindar ao surgimento do destilado secular (sim, os primeiros registros escritos sobre a “água da vida” datam do século XV!).

Ah, aproveite para tirar aquela selfie e postar com a hashtag #WorldWhiskyDay, mostrando ao mundo que você também é apaixonado pela bebida!

Para te ajudar a escolher o melhor whisky, deixamos, aqui, as nossas sugestões:

Whisky Shackleton Blended Malt Scotch

Esse Blended Malt foi inspirado em um whisky deixado na Antártica por Sir Ernest Shackleton, um famoso explorador, no início dos anos 1900. Em 2007 três caixas foram descobertas, congeladas sob o gelo. O Master distiller Richard Patterson realizou análises meticulosas desse whisky antigo e usou como base para criar o Shackleton. Percebem-se, em boca, frutas doces e final persistente de laranja e caramelo.

Tamnavulin Speyside Single Malt Scotch

A destilaria Tamnavulin está localizada no coração de Speyside, a região produtora de uísque mais famosa da Escócia. Amadurece em barricas de carvalho americano para obter um sabor doce e suave com um acabamento rico e suave em barril do espanhol Jerez. Entre seus aromas, maçã, caramelo e mel, com sutis notas de marmelada. Em boca é fresco e suave, com sabores de pêssego e abacaxi. O final é rico, suave e refrescante.

Jura 10 anos Single Malt Scotch

Amadurece por 10 anos em barril de carvalho branco americano de ex-Bourbon e finaliza em barris de Jerez Oloroso. Apresenta aromas de doce de cereja, chocolate amargo e fumaça sutil. Em boca, percebem-se nectarinas, gengibre e café moído. Ideal para servir puro, com água ou gelo ou ainda como drink.

Jura 18 Anos Single Malt Scotch

Amadurece em barris de carvalho americano branco de ex-Bourbon e em seis tipos diferentes de carvalho francês das regiões: Limousin, Troncais, Allier, Vosges, Jupilles e Les Bertranges. Apresenta aromas de frutas tropicais e chocolate ao leite, com toques de fumaça. Em boca, percebem-se pêssego caramelizado, alcaçuz e laranja cristalizada, com toque de fumaça. Servir puro, com um acompanhamento de água com pepino.

Jura Journey Single Malt

Amadurecimento em barricas de carvalho branco americano de ex-Bourbon. Apresenta aromas de baunilha, notas apimentadas, cítricos e sutil fumaça. Em boca, percebem-se canela, pera, nozes e caramelo. Deve ser servido puro, puro, com água ou gelo.

Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!