até 6x sem juros

envio para todo Brasil

5% OFF no Pix

cupom: CHEGUEIPRAFICAR*

Como eram os vinhos no tempo de Jesus?

vinhos antigos

Você sabia que o vinho que Jesus bebia era muito diferente do atual? Confira as principais diferenças entre os vinhos antigos e os modernos!

O vinho é uma bebida milenar, que acompanha a história da humanidade desde os tempos bíblicos. Mas como era o vinho que Jesus e seus discípulos bebiam nas celebrações e refeições? Será que era parecido com os vinhos que conhecemos hoje?

A resposta curta é um objetivo não. Os vinhos da época de Jesus eram muito diferentes dos atuais, tanto em sabor, quanto em qualidade e em forma de produção e conservação. Vamos ver alguns aspectos que diferenciam os vinhos antigos dos modernos?

O sabor dos vinhos antigos

Os vinhos antigos eram muito mais ácidos, amargos e adstringentes do que os atuais. Isso se deve ao fato de que as uvas eram colhidas mais verdes, para evitar que apodrecessem no calor do Oriente Médio. Além disso, não havia controle de temperatura na fermentação, o que favorecia a produção de vinhos ácidos e tânicos.

vinho jesus
Vinho sendo servido em recipiente antigo (Foto: Reprodução/Ivan Samkov)

Além disso, os vinhos antigos eram frequentemente misturados com outras substâncias, como mel, especiarias, ervas, resinas e até mesmo água do mar. Essas misturas tinham o objetivo de melhorar o sabor, aumentar a durabilidade ou alterar os efeitos da bebida. Por exemplo, o vinho misturado com mirra era usado como analgésico, com aloés era usado como purgante, e com absinto era usado como vermífugo.

A qualidade dos vinhos antigos

Os vinhos antigos eram muito mais variáveis em qualidade do que os atuais. Isso se deve ao fato de que não havia padrões de produção, higiene ou armazenamento da bebida. Cada produtor fazia o vinho do seu jeito, usando as uvas que tinha à disposição, sem se preocupar com a seleção das melhores variedades ou com a prevenção de doenças e pragas.

Além disso, os vinhos antigos eram facilmente contaminados por microrganismos, insetos ou roedores, que podiam estragar a bebida ou transmitir doenças aos consumidores. Por isso, era comum que fossem diluídos em água ou fervidos antes de serem bebidos, para reduzir o risco de intoxicação.

A forma de produção e conservação na Antiguidade

vinhos antiguidade
Adega antiga na Espanha com ânforas de barro (Foto: Reprodução/Adobe Stock)

Os vinhos antigos eram produzidos de forma artesanal e rudimentar. As uvas eram esmagadas com os pés em lagares de pedra ou madeira, e o mosto era colocado em ânforas de barro ou peles de animais para fermentar. Não havia controle do tempo ou da temperatura da fermentação, nem do teor alcoólico ou da acidez do vinho.

A bebida era conservada em recipientes fechados com rolhas de cortiça ou cera, mas sem vedação hermética. Isso permitia a entrada de oxigênio, que oxidava o vinho e alterava sua cor, aroma e sabor. Por isso, os vinhos antigos tinham uma vida útil curta, de no máximo alguns meses ou anos.

Resumindo…

Os vinhos da época de Jesus eram muito diferentes dos atuais, tanto em sabor, quanto em qualidade, quanto em forma de produção e conservação. Eles refletiam as condições climáticas, culturais e tecnológicas daquele tempo, e serviam tanto como alimento, quanto como remédio, quanto como símbolo religioso.

Hoje em dia, temos acesso a uma grande variedade de vinhos, com diferentes estilos, origens e qualidades. Podemos apreciar a bebida com mais prazer e segurança, graças aos avanços da viticultura e da enologia. Mas também podemos valorizar a história e a tradição dos vinhos antigos, que nos conectam com o passado e com a fé.

Conheça nossos vinhos libaneses

Château St. Thomas
Foto do Château St. Thomas, no Líbano (Foto: Reprodução/Tripadvisor)

Que tal aproveitar a oportunidade para experimentar vinhos produzidos no Oriente Médio?

Château St. Thomas Les Gourmets Blanc

Um vinho branco especialmente refrescante e agradável! Diretamente do Líbano, o Château St. Thomas Les Gourmets Blanc apresenta notas de frutas brancas, como abacaxi e pêssego, refletindo as nuances de um terroir excepcional.

Château St. Thomas Chardonnay

Um vinho branco de muita presença, o Château St. Thomas Chardonnay possui aromas que lembram abacaxi e goiaba, com notas de baunilha e amêndoas torradas. No paladar, remete a frutas maduras, tem acidez marcante e final persistente. O vinho amadurece em barricas sur lies por 6 meses.

Château St. Thomas Les Gourmets Rosé

Um vinho rosé de aromas intensos de frutas vermelhas, como morango e groselha. No paladar, este vinho libanês é especialmente fresco e frutado. Experimente!

Château St. Thomas Les Gourmets Rouge

Intenso e complexo, este vinho tinto do Líbano possui aromas que lembram eucalipto, com notas de especiarias. É a escolha perfeita para acompanhar cozinha libanesa ou mediterrânea, além de massas.

Château St. Thomas Les Emirs

Um vinho tinto muito encorpado e elegante, este libanês apresenta aromas intensos de frutas que lembram cereja preta, com notas de baunilha, especiarias e alcaçuz. O rótulo amadurece por 12 meses em barris de carvalho e depois estagia em garrafas por 6 a 8 meses.

Château St. Thomas Pinot Noir

O ícone do Château St. Thomas, este vinho tinto é produzido com uvas Pinot Noir de videiras com mais de 15 anos, localizadas a 1.200 metros de altitude. Seus aromas lembram morangos, com notas de tabaco e especiarias. Elegante, de acidez equilibrada e carácter excepcional de frutos vermelhos e especiarias.

Château St. Thomas

Encorpado e de grande personalidade, o Château St. Thomas possui aromas complexos que lembram alecrim, gengibre e chocolate. No paladar, destacam-se os taninos macios e a longa persistência. O vinho tinto amadurece por 18 meses em barricas de carvalho francês e, posteriormente, estagia por 10 a 12 meses em garrafa.

Château St. Thomas Le Merlot A

A expressão máxima do Bekaa Valley, este vinho tinto é elegante e muito equilibrado. As videiras de Merlot que produzem o rótulo têm mais de 20 anos e estão a 1.000 metros de altitude. Possui aromas complexos de ameixas, chocolate, canela e couro. Amadurece 10 meses em barricas de carvalho francês.

Quer mergulhar ainda mais neste universo? Acesse o nosso blog sobre vinhos!