até 6x sem juros

envio para todo Brasil

5% OFF no Pix

cupom: CHEGUEIPRAFICAR*

Queijos e Vinhos: saiba tudo sobre essa combinação!

queijos e vinhos

Tal como Romeu e Julieta, queijos e vinhos são inseparáveis. Quer saber mais? Confira nossas dicas de harmonização!

Você sabe qual a melhor combinação entre queijos e vinhos? Essa harmonização pode ser muito fácil se você levar em consideração as características do queijo (gordura, maciez, doçura ou sal) e as peculiaridades do vinho (leve, encorpado, jovem, envelhecido, seco ou doce).

Isso porque a dupla deve se completar: vinho e queijo devem ficar ainda mais saborosos juntos que separados. Ah, também deve-se considerar se o queijo é fresco, mole, curado, azul ou temperado.

Por exemplo: queijos frescos ou salgados pedem um vinho espumante, com acidez destacada; o Manchego ou o Parmesão já precisam de um exemplar com mais estrutura, como um tinto de médio corpo ou encorpado; os de sabores “picantes”, como os azuis, vão contrastar à perfeição com os vinhos de sobremesa.

Para te ajudar, separamos algumas combinações testadas e aprovadas. Confira!

Qual vinho para qual queijo?

Brie e Camembert são queijos maturados por fungo, que combinam com espumantes secos ou com vinhos tintos com poucos taninos. Experimente o Brie, caracterizado pela textura macia e delicada, com o Champanhe Mandois Brut Origine. Se a opção for o cremoso e aveludado Camembert, a dica é o tinto Santa Julia Tempranillo e Malbec.

Vinhos brancos de médio corpo ou ainda tintos com taninos macios, como o argentino Alambrado Viognier e o espanhol Díaz Bayo 8 Meses pedem queijos como Gouda e Maasdam, respectivamente.

Tintos encorpados, porém com taninos finos, serão os companheiros ideais para os de massa dura, caracterizados pelos sabores mais fortes. Experimente o Grana Padano com o italiano Due Mari Montepulciano d’Abruzzo DOC e o Parmegiano Reggiano com o português Ramos Reserva tinto.

Os queijos azuis ficam maravilhosos quando acompanhados de vinhos doces, sejam eles fortificados ou de colheita tardia. O queijo de ovelha mais famoso de Portugal, o Serra da Estrela, fica delicioso com o fortificado Porto Burton’s 10 Anos, o que costumamos chamar de harmonização étnica.

Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!