Pesquisar

Nebbiolo: entenda por que os vinhos da uva italiana são tão fascinantes

Uma taça de vinho Nebbiolo é como uma viagem sensorial ao coração da Itália. Nesse Nebbiolo Day, separamos tudo o que você precisa fazer sobre a uva!

Prontos para celebrar o Nebbiolo Day, amigos enófilos? Hoje é o dia de honrar esta que é uma das variedades de uva mais importantes da Itália. Originária da região do Piemonte, no noroeste da Itália, a uva Nebbiolo é conhecida por produzir vinhos intensos e complexos, como o famoso Barolo e Barbaresco. Ela pode ser um pouco temperamental e difícil de cultivar, mas o resultado costuma ser surpreendente.

Os vinhos produzidos com a casta são reconhecidos pela cor profunda e tânica, além de apresentarem aromas complexos de frutas vermelhas, flores, alcatrão e até trufas. Seu sabor é intenso e persistente, com alto teor de acidez e taninos que garantem uma vida longa na garrafa.

O Barolo é conhecido como o “rei dos vinhos” e é especialmente robusto e encorpado, enquanto o Barbaresco é mais suave e aromático. Ambos são produzidos exclusivamente com uvas da região do Piemonte e são verdadeiros ícones do mundo dos vinhos.

nebbiolo

Além dos famosos Barolo e Barbaresco, a uva Nebbiolo é usada em outras denominações de origem controlada, como o Gattinara, o Ghemme, o Lessona e o Nebbiolo d’Alba. Cada um deles tem suas próprias características distintas, mas todos compartilham a elegância e complexidade que tornaram a variedade famosa.

Então, hoje, levantemos nossas taças para a Nebbiolo e celebremos sua contribuição ao mundo dos vinhos. Se você ainda não experimentou um vinho feito com essa uva, não perca mais tempo e descubra os sabores incríveis que ela pode oferecer na Grande Adega. Feliz Nebbiolo Day!

Experimente vinhos Nebbiolo de excelente custo-benefício!

Truffle Hunter Leda Nebbiolo d’Alba DOC

Nebbiolo é o nome da uva e Alba é a área onde ela é cultivada, em uma altitude média de 300 metros e solo argilo-calcário. Possui acidez e taninos destacados, com aromas que lembram cerejas e mirtilos, além de toques defumados e de especiarias. Vinho de ótima personalidade.

Truffle Hunter Leda Barbaresco DOCG

Barbaresco tem a reputação de “irmão” do Barolo. Entre as diferenças, nos Barbarescos os taninos são mais macios e o vinho evolui mais rápido. Além dos taninos macios, possui sabores de groselha e cerejas e um longo final que lembra chocolate. Excelente intensidade e profundidade.

Truffle Hunter Leda Barolo DOCG

Barolo é um verdadeiro ícone da vitivinicultura mundial. Este vinho é elaborado com a uva Nebbiolo proveniente do vinhedo Verduno, localizado em altitudes entre 300 e 350 metros de altura, de solo argilo-calcário. Amadurece por 3 anos em barricas francesas. Demonstra toda a tipicidade do Barolo, com aromas florais, notas apimentadas, leve alcaçuz, além de sugestões a tabaco, couro e alcatrão. Vinho encorpado e de taninos sedosos.

Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Confira mais em

Afinal, espumante também é vinho?

Mesmo entre entusiastas, existe uma confusão muito grande sobre a classificação dos espumantes, mas viemos para finalmente resolver esta questão. Confira!