Pesquisar

Você sabe o que é massa de grano duro?

Grano duro é um tipo de trigo que produz uma massa mais firme e elástica. Saiba mais!

Convide um italiano para comer uma macarronada no domingo e deixe a massa passar do ponto para você ver o que acontece. Na Itália, massa é coisa muito séria e vai além de comida de última hora. É uma tradição nacional, não se permite brincadeiras ou invencionices e deve ser elaborada apenas com grano duro.

Outra coisa é que massa se come al dente. Grano duro é um tipo de trigo, chamado cientificamente de Triticum durum que produz uma massa mais firme e elástica que não se quebra durante o cozimento na água e nem se desmancha. Perceba que quando se coloca um molho quente sobre uma massa feita com trigo “normal”, ela cozinha novamente e fica cada vez mais parecida com “uma papa”.

Já o al dente é o ponto ideal para os italianos, aquele quando a massa ainda está firme para ser mordida. Mas como saber que a massa está al dente? Ao cortar ao meio, o macarrão deve ter uma fina linha branca. Se assim for, está pronta. Lembre-se que a massa al dente dá uma sensação de saciedade maior.

Dicas para uma massa perfeita!

grano duro

Sem grudar

A principal causa de a massa “grudar” ao cozinhar é a falta de água. Calcule sempre assim: a cada 500 gramas de massa 5 litros de água; se você for cozinhar menos quantidade de massa, é só usar a regra de três. A água deve estar fervendo e, depois de ferver, mantenha a chama alta. Você pode mexer com um garfo, às vezes, principalmente no caso de massas longas, como spaghetti. Evite cozinhar um quilo de macarrão de uma vez só, se precisar dessa quantidade o ideal é preparar duas panelas.

Sal

Para a massa ficar mais saborosa, deixe a água “tão salgada quanto a água do mar”. A cada 100 gramas, uma colher de sobremesa de sal grosso. Lembre-se de não colocar óleo para cozinhar, pois isso dificulta a absorção do molho à massa.

Quer testar na prática?

Confira aqui algumas deliciosas receitas com as massas italianas da Paganini!

Para harmonizar, nossos maravilhosos vinhos italianos!

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Confira mais em

Afinal, espumante também é vinho?

Mesmo entre entusiastas, existe uma confusão muito grande sobre a classificação dos espumantes, mas viemos para finalmente resolver esta questão. Confira!