Pesquisar

O que é um vinho suave?

Saiba como identificar um vinho suave. Conheça o significado de expressões usadas no universo dos vinhos e dicas para degustação! Confira!

Geralmente, quem começa no mundo dos vinhos inicia pelo estilo de vinho suave. Mas, afinal, o que é um vinho suave?

Este estilo é aquele que contém açúcar residual da fruta, que deixa o vinho mais docinho e mais agradável a um paladar que ainda não está acostumado com vinhos mais secos ou amargos.

Relembrando: no processo de fermentação, as leveduras transformam o açúcar das uvas em álcool e dióxido de carbono. Às vezes, em alguns estilos de vinhos, a fermentação termina e ainda sobra um pouco de açúcar (o chamado açúcar residual), que determinará a doçura da bebida.

Então, a doçura do vinho resulta deste açúcar residual, que é a sobra do que não foi convertido em álcool no processo de fermentação.

Aspectos gustativos

A doçura é um dos aspectos gustativos dos vinhos, os outros são acidez, taninos, álcool e corpo. Ela é percebida pela parte de frente da língua – mas a gente sabe que as pessoas têm diferentes pontos de sensibilidade nas papilas gustativas.

Os vinhos variam de 0 grama por litro de açúcar residual (grama/litro) até aproximadamente 220 gramas por litro, o que seria realmente um xarope. No Brasil, a classificação relacionada ao açúcar é: extra-seco, seco, meio seco, doce e extra doce. Os valores são os de acordo com esta tabelinha aqui:

Classificação relacionada a doçura dos vinhos no Brasil.

Outro aspecto muito importante do mundo dos vinhos é a relação entre açúcar e acidez. Durante o cultivo, a partir do momento que o bago da uva concentra mais açúcar ele perde acidez. Em um vinho, a acidez equilibra o açúcar, então um rótulo com alta acidez terá gosto menos doce do que um com baixa acidez. Uma curiosidade: é por isso também que muitas pessoas adoçam o café, para amenizar a acidez e não o amargor!

Quer experimentar um vinho suave? Dá uma olhadinha aqui.

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Confira mais em