Pesquisar

Chardonnay ou Sauvignon Blanc: qual uva é melhor?

Separamos as semelhanças e diferenças entre duas das uvas brancas viníferas mais famosas do mundo, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Confira qual mais combina com seu paladar!

Se você chegou até aqui, provavelmente já sabe que a Chardonnay e a Sauvignon Blanc são duas das uvas mais populares do mundo, e que as castas produzem alguns dos vinhos brancos mais apreciados pelos brasileiros. Mas, afinal, o que diferencia as duas variedades? É possível falar que uma é melhor que a outra? A seguir, responderemos isso e muito mais.

Assim sendo, para te ajudar a escolher qual mais combina com você, decidimos comparar as uvas através de suas origens, principais países produtores, características, aromas comuns, características gustativas e harmonizações recomendadas. Vamos lá?

Origem

chardonnay sauvignon blanc

A uva Chardonnay é originária da região da Borgonha, na França, onde é cultivada há séculos. Já a uva Sauvignon Blanc é autóctone do Vale do Loire, também na França, remontando há mais de 500 anos (séc. XVI). Aqui, vale mencionar que alguns pesquisadores, uma minoria, defendem que a Sauvignon Blanc seria nativa de Bordeaux.

Ancestrais

Originalmente a Chardonnay era chamada de Chardenet, Chardonnet ou Chardenay. O nome que conhecemos hoje não era comum até o século XX. Testes de DNA mostraram que esta uva é um cruzamento natural entre a Pinot e a Gouais Blanc. A Sauvignon Blanc, por outro lado, descende de um cruzamento da uva Savagnin e mais uma variedade que, até o momento, é desconhecida.

Principais países produtores

Hoje, a Chardonnay é cultivada em todo o mundo, com destaque para França, Estados Unidos, Austrália, Chile e África do Sul. Já a Sauvignon Blanc, é mais comumente encontrada na França (principalmente no Vale do Loire e em Bordeaux), Nova Zelândia, Argentina, Chile e África do Sul.

Aromas comuns

chardonnay

Os vinhos da Chardonnay costumam ter aromas de maçã verde, pera, pêssego e abacaxi. Se for um Chablis, por exemplo, a mineralidade tende a se destacar. Os de Sauvignon Blanc geralmente apresentam notas de limão, lima, grapefruit, maracujá, ervas e, em alguns casos, grama cortada.

Características gustativas

No paladar, a Chardonnay resulta em vinhos ligeiramente mais encorpados, apresentando sabores de frutas brancas maduras e presença amanteigada, especialmente quando passam por amadurecimento em barrica. A Sauvignon Blanc, por sua vez, garante um caráter mais refrescante, com acidez viva e sabores de frutas cítricas, como limão e lima, e notas herbáceas.

Harmonizações recomendadas

A Chardonnay combina bem com frutos do mar, especialmente caranguejos, lagostas e vieiras, bem como com aves, como frango e peru. A Sauvignon Blanc combina bem com frutos do mar mais leves, como camarão e vieiras, além de saladas e queijos de cabra.

Resumindo…

No geral, um vinho produzido da Chardonnay tende a ser mais encorpado e rico em aromas do que o Sauvignon Blanc, com uma textura cremosa e notas de baunilha, se produzido em barricas de carvalho. Já um de Sauvignon Blanc é mais leve e ácido, com notas herbáceas e cítricas e menos influência da madeira.

Na prática, ambos as castas são excelentes escolhas, dependendo do seu estilo e preferências pessoais. Que tal decidir provando as duas variedades? Separamos opções de alguns países para você experimentar:

Argentinos

Porteño Chardonnay

Vinho elaborado com uvas Chardonnay de Mendoza, o Porteño apresenta aromas de frutas brancas, como maçã verde, e tropicais, como abacaxi, típicos de Chardonnay jovem da Argentina. No paladar, possui boa estrutura e equilíbrio, além de saboroso final.

Santa Julia Colección Sauvignon Blanc

Um Sauvignon Blanc de Mendoza, este vinho branco apresenta notas cítricas e de vegetais, como toranja, aspargos e grama recém-cortada. É um rótulo de grande tipicidade, além de ser frutado e ter acidez destacada.

Chilenos

Céfiro Cool Reserve Chardonnay

Diretamente do Vale de Casablanca, este vinho Chardonnay possui aromas de frutas tropicais, como abacaxi e banana, além de notas de baunilha e tostado. No paladar, apresenta corpo médio, acidez pungente, e um final frutado e bem balanceado.

Céfiro Cool Reserve Sauvignon Blanc

Produzido com a uva Sauvignon Blanc, este vinho branco do Vale de Casablanca possui aromas de frutas brancas e amarelas, como tangerina e abacaxi, e notas de menta. No paladar, é especialmente refrescante e balanceado, apresenta sabores frutados e minerais, além de uma boa estrutura e um final longo e persistente.

Franceses

Bourgogne Hautes Côtes de Nuits

Vinho branco elaborado com a uva Chardonnay, na Hautes Côtes de Nuits, na Borgonha. A fermentação é tradicional e o vinho amadurece entre 8 e 16 meses em barricas de carvalho francês, sobre as borras. Apresenta uma mineralidade expressiva, que é equilibrada pelas notas frutadas com toques tostados, além de um amanteigado característico do amadurecimento.

Château Doisy-Daëne Grand Vin Sec

Vinho Sauvignon Blanc que expressa toda a distinção e a elegância do seu terroir excepcional em Bordeaux, na França. Elaborado na Domaine Denis Dubourdieu, o vinho apresenta aromas elegantes de frutas tropicais, com destaque para a excelente mineralidade. A acidez também se destaca neste rótulo, somada aos sabores que remetem a peras e especiarias. A fermentação acontece em barricas e depois o vinho amadurece por 12 meses, também em carvalho.

Quer mergulhar ainda mais no universo dos vinhos? Acesse o nosso blog!

Compartilhe este post!

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Confira mais em

Como escolher a taça ideal?

Você sabe como escolher a taça correta para cada estilo de vinho? Listamos sugestões que podem facilitar o dia a dia.

Como combinar vinho e pizza?

O dia 10 de julho vai, literalmente, acabar em pizza (mas com vinho). Saiba tudo sobre uma das combinações mais clássicas da enogastronomia!

Como usar Creme de Aceto Balsâmico?

Derivado do vinho e refinada versão do famoso vinagre balsâmico, descubra os diferentes sabores do Creme de Aceto Balsâmico e inove na cozinha! Confira!